Vereador Sérgio Faustino homenageia único engraxate de Andradina, o Cuquinha

Redação com assessoria parlamentar -14/10/2021 14:30

Em um gesto de reconhecimento, humildade e visão política, o vereador Sérgio Faustino prestou uma singela homenagem ao único engraxate de Andradina. Nesta quarta-feira, durante a sessão ordinária, entregou “Moção de Aplausos, Congratulações e Incentivo” a Wagner Malaquias Olhos, também conhecido carinhosamente por Cuquinha.

PERFIL


Nascido em 11 de agosto de 1979, residente à Rua Euclides da Cunha, 459, segundo filho de Regina Maria Malaquias Olhos e Valter Olhos (falecido), é irmão de Paulo Sergio Malaquias Olhos (falecido).

Cuca ou Cuquinha, é funcionário da Santa Casa de Andradina e nas horas de folga exerce a função de engraxate. Já trabalhou em várias empresas como a Cervejarias Skol e Crystal, Grupo Guaporé, Friboi e atualmente trabalha no hospital.

Todavia, nunca deixou de exercer a função de engraxate, pois após seu expediente frequentemente atende seus clientes no Fórum, Batalhão, Câmara, Prefeitura, Delegacias de Polícia, Quartel do Corpo de Bombeiros, etc. 

Cuquinha hoje vive com seus “pais de coração”, o casal Maria Joana de Oliveira Minholi (dona Joaninha) e Luiz Minholi, que o acolheram desde os 15 anos de idade.


De família humilde, Cuquinha ainda garoto já engraxava sapatos no comércio de Andradina e conheceu dona Joaninha, que a partir de então passou a cuidar dele, o que se tornou um habito de todas as tardes tomar banho e se alimentar para depois retornar à sua casa. Com o passar do tempo ele acabou permanecendo e ficando de vez com a família. 

Sua mãezinha (assim que ele a trata), dona Joaninha é catequista e ministra da Eucaristia e da Palavra da Igreja Católica, desta forma pode orientar e conduzi-lo a viver os sacramentos da Igreja fazendo com que o personagem se tornasse bastante religioso, participando ativamente das missas, do Terço dos Homens e retiros. Ele também é membro do Apostolado da Oração.

Cuquinha há mais de dez anos como Papai Noel nos finais de ano e é comum encontrá-lo nas ruas do comércio vestido de bom velhinho distribuindo balas e fazendo a alegria das crianças, o que é uma grande satisfação e orgulho para ele.