Saúde de Andradina convoca mulheres de 25 a 64 anos para exame gratuito de Papanicolau

comunica andradina -20/06/2022 10:32

A baixa procura das mulheres pelo exame gratuito de Papanicolau tem preocupado a Secretaria de Saúde de Andradina. Segundo a Coordenadora de Atenção Básica Carla Back apenas 14% do público alvo tem comparecido as Unidades Básicas de Saúde em busca do exame, que é realizado gratuitamente graças a uma parceria com o Hospital do Amor de Barretos. Em Andradina existem 15.468 mulheres aptas a fazer o exame.

Medidas para promoção de saúde e prevenção de doença, entre elas, o rastreamento de câncer não tem sido feito como esperado, desde o isolamento social pela Pandemia do Coronavírus e a várias outras questões. Os exames preventivos citopatológicos, popularmente conhecidos como Papanicolau, promovem um diagnóstico precoce e determina o início de tratamento de câncer de colo de útero e de ovário.

“Temos acompanhado em relatos que muitos dos casos diagnosticados, as pacientes nunca imaginaram estar com o câncer, pois não sentiam nada, ou seja, não apresentava nenhum sintoma ou mesmo não sabiam que uma "simples" contaminação com o vírus HPV poderia causar algo tão sério”, disse Carla Back.

A coordenadora salienta que chama a atenção nos tempos atuais, a baixa idade dos casos diagnosticados. “Queremos que as mulheres possam ter o conhecimento e necessidade da realização dos exames preventivos. O câncer de colo uterino em sua grande maioria será um câncer silencioso, agindo ao longo dos anos sem ninguém perceber”, destaca.

O exame é realizado ao coletar as células do colo de útero e pode ser realizado pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde. A coleta começa com a introdução do chamado especulo para visualização do colo de útero, em seguida o profissional de saúde promove a descamação suave da superfície do colo de útero com uma escova. As células colhidas são colocadas em um recipiente e enviado ao laboratório para análise. “Se houver qualquer alteração Hospital do Amor garante o seguimento de altíssima qualidade com exames complementares como colposcopia, biópsia, consultas com oncologistas. Se for o caso de cirurgias, quimioterapia, radioterapia, todos os exames pré-operatórios são realizados pelo Hospital, tudo com a mais moderna tecnologia, qualidade e respeito a nossas mulheres”, explicou Carla Back.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão preparadas para a coleta do exame. As interessadas podem procurar pela unidade básica mais próxima de sua casa, ou a unidade básica de preferência, e agendar o exame com o ginecologista ou com a enfermeira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o exame é rápido e é indicado para todas as mulheres que já iniciaram vida sexual, entre 25 a 64 anos. A única restrição é para mulheres que estejam menstruadas no dia do exame.

• O que é o câncer de colo de útero?

É um tumor que desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem se transformar em câncer.

• O que causa o câncer de colo de útero?

O principal fator relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano). A transmissão do HPV se dá principalmente pela via sexual sendo considerada a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum nos dias atuais.

• Como é feito o diagnóstico?

Somente o exame preventivo (Papanicolau) poderá detectar a presença das chamadas lesões precursoras, uma vez que a mulher nessa fase não apresenta sintomas. O diagnostico dessas alterações é extremamente importante uma vez que permitirá o tratamento precoce impedindo o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100% dos casos.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO

UBS ADILSON DANTAS - R. Jean Bernard n° 643, Jd Europa

UBS MINEIRA - Rua Iguaçú, n° 1195.

UBS BENFICA - R. Monsenhor Vitor Assuite, n° 2004.

CENTRO DE SAÚDE - R. Paes Leme, n° 145

UBS Leste - R. Presidente Dutra, n° 387, Jd Santa Cecília.