Prefeitura de Andradina tem superávit de mais de R$ 17 milhões

comunica andradina -09/06/2021 19:26

Quando se diz que um governo alcançou um equilíbrio fiscal ou mesmo um superávit orçamentário ele representa fatores como a confiança no governo e o rigor nos investimentos públicos, coisas que a Prefeitura de Andradina conseguiu nos 5 primeiros meses de mandato de 2021. 

Segundo o secretário da Fazenda, Planejamento, Gestão Fiscal, Controladoria e Transparência, Norival Nunes, alcançar um superávit financeiro é conseguir arrecadar mais do que se gasta ou ter arrecadação acima da prevista e, assim, ter dinheiro em caixa. No caso de Andradina, nos últimos 5 meses foi de R$ 17.419.519,30 (dessete milhões, quatrocentos e dezenove mil, quinhentos e dezenove Reais e trinta centavos).

ENTENDA

Todo ano, a Prefeitura realiza um orçamento para o ano seguinte, formalizado na LOA (Lei Orçamentária Anual), que precisa ser aprovado pela Câmara Municipal. No documento, a administração municipal estabelece quanto vai poder gastar em cada área, ao longo do próximo ano, chamado de exercício financeiro, nos termos da contabilidade. 

No decorrer do ano seguinte, a Prefeitura pode adotar medidas de contenção de gastos, para economizar e, assim, conseguir gastar menos do que estava autorizado. Quando isso de fato é feito, alcança-se o superávit orçamentário. Assim, a administração consegue ficar com as contas em dia, algo vivenciado pela Prefeitura de Andradina e totalmente oposto a gastar
mais do que se prevê, o que representaria um déficit orçamentário.

“Possuir recursos a mais em caixa, em outras palavras, arrecadar mais do que se gasta é outro tipo de superávit: o financeiro. No caso de Andradina as duas coisas aconteceram”, explica.