Prefeito de Birigui tem mandato cassado e vereador André Firmino assume o cargo

lr1 -05/04/2024 15:53

O pré-candidato à prefeitura e vereador André Fermino (PP), de apenas 30 anos, é o novo prefeito de Birigui. Ele foi escolhido por unanimidade pelos vereadores na manhã dessa sexta-feira (5) em sessão extraordinária na Câmara Municipal como novo presidente do Legislativo e, logo depois, empossado como novo prefeito.

Isso ocorreu devido à cassação de Leandro Maffeis (Republicanos), ocorrida na última quinta, após os vereadores terem votado favoráveis ao relatório de uma Comissão Processante que investigava irregularidades na compra de óleo lubrificante pela secretaria de serviços públicos. Como Birigui não tem vice-prefeito, já que Carlão Galindo, eleito com Maffeis [foto abaixo] em 2020, morreu de covid-19 em junho de 2021, a incumbência de assumir o comando do Executivo coube ao presidente da Câmara.


Com isso, José Luís Buchalla (DC), que estava na presidência na sessão de cassação, renunciou ao cargo para não assumir a presidência, o que provocou uma situação inusitada: de quinta para sexta-feira, Birigui ficou por 16 horas sem prefeito e sem presidente da Câmara, até a sessão da manhã dessa sexta, que empossou Fermino.

Ao tomar posse, Fermino afirmou que o momento não é feliz, e afirmou querer trabalhar em conjunto com o poder Legislativo.

“O clima não é de festa, o clima agora é de trabalho, é uma situação que ninguém esperava que aconteceria, mas aconteceu. Apesar de descer para a prefeitura, antes de tudo eu sou vereador, e que possamos mostrar para a população que o Executivo e o Legislativo vai caminhar de forma conjunta em direção do povo”, disse.

Fermino foi discreto ao fazer críticas à administração de Maffeis, mas deu a entender que muita coisa precisa ser “recuperada”.

“Vamos ver o que a gente consegue recuperar, vamos trabalhar durante todo o final de semana”, afirmou.

Após o discurso, Fermino se dirigiu ao Centro Administrativo para tomar posse como novo prefeito de Birigui.

Pré-candidato

André Fermino havia anunciado a sua pré-candidatura à prefeitura de Birigui pelo PP no dia 13 de março. Ele é filho de José Fermino Grosso, ex-vereador e que foi candidato a prefeito de Birigui em 2020.

Câmara

Após Fermino ter sido empossado como novo prefeito, o vereador Cabo Wesley, que era o vice-presidente da Câmara, passou ao cargo de presidente e assumiu o comando do Legislativo de Birigui. Com isso, foi feita nova votação para escolha do vice-presidente da Câmara, sendo escolhido José Luís Buchalla, que era o presidente até quinta.

Buchalla havia renunciado afirmando que não queria assumir a prefeitura e “pegar uma cidade arrasada”, e após Fermino assumir a chefia do Executivo, ele foi eleito com 12 votos para a vice-presidência da Casa Legislativa Biriguiense.

José Luís Buchalla é pré-candidato a vereador e conciliará os últimos meses de mandato com o foco na tentativa de se reeleger.

Suplente

Com a saída de Fermino da Câmara, na mesma sessão foi convocado o suplente Luís Ferrari (PSDB) para assumir a cadeira vaga no legislativo.

Ferrari recebeu 810 votos nas eleições municipais de 2020 e ficou como suplente de vereador, sendo o 12º candidato mais votado, não entrando na Câmara pelo quociente eleitoral.