Oficinas de capacitação ao SISBI são fornecidas a técnicos, produtores e microempresários da região

Comunicação/CIENSP -03/05/2021 16:14

No mês de abril ocorreu a 1º oficina de orientação para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. O Ciensp foi um dos 4 consórcios públicos selecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a participar do projeto nesta ano. Em 2020, outros 12 foram selecionados.

As oficinas foram realizadas remotamente e contou com a presença do presidente do Ciensp, prefeito de Ilha Solteira, Otávio Gomes; da superintendente federal de Agricultura no Estado de São Paulo, Dra. Andréa Figueiredo Procópio de Moura; do chefe de Divisão da Defesa Agropecuária, Danilo Tadashi Tagami Kamimura; da auditora fiscal federal Agropecuária, Amélia Cristina Teixeira; da consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Adriana Cássia de Oliveira e do fiscal federal Agropecuário, Luís Felipe Lopes da Conceição; do médico veterinário do Ciensp, Fernando Murai, além de produtores, microempresários e técnicos das secretarias municipais de Agricultura. 

Foram dois dias de trabalhos. O primeiro, na manhã do dia 22, houve a abertura do evento, que apresentou as características e formas de adesão ao SISBI. À tarde a oficina foi direcionada à microempresários.

No dia seguinte, responsáveis técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do Ciensp receberam capacitação sobre o programa. No período da tarde, outros microempresários e produtores participaram de nova orientação.

SELECIONADO

O Ciensp foi selecionado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre os consórcios públicos que irão fazer parte do projeto.

 Ano passado, o projeto recebeu 55 inscrições, passando para fase de entrevistas 40 consórcios públicos intermunicipais. Na avaliação final, foram selecionados 12 consórcios abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que receberam apoio direto da equipe do Mapa para adesão SISBI.

O projeto tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.