Governo de Mário Celso pode obter concessão da antiga ´Fazenda do Estado´

Redação C/ FOTOS DE MOISÉS EUSTAQUIO -07/10/2021 12:02

Após dois encontros recentes com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, na Capital e em Andradina, em menos de uma semana, o governo do prefeito Mário Celso [PSDB] está mais perto de conquistar a concessão do Polo Regional Extremo Oeste – Andradina, unidade da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.


Essa novidade pode até ser divulgada no próximo dia 21, quando o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Noroeste Paulista [AMENSP], receberá novamente uma caravana do Governo Paulista para outro workshop e anúncio de grandes investimentos para o município e a região.

Semana passada, durante encontro com vereadores e comerciantes, para receber a devolução dos recursos do legislativo, Mário Celso demonstrou expectativas positivas em relação à concessão da área de 772 hectares e distante apenas 6 km do perímetro urbano pela vicinal Nemezião de Souza Pereira, Bairro Timboré Vista Alegre.

A meta de seu governo é criar um plano de desenvolvimento regional que envolve um parque industrial tecnológico para atrair empresas de várias partes do planeta. “O secretário já vistoriou a fazenda, percorreu o núcleo, o escritório da Apta, questionou os funcionários e teve uma visão do que discorri na reunião de uma semana antes. O processo está caminhando e acredito que neste próximo dia 21 teremos uma surpresa”, divulgou o prefeito.


Na avaliação de Mário Celso, “está ocorrendo um a subutilização do patrimônio público, porque uma fazenda com essa dimensão destinada a pesquisa, melhoria genética bovina e agrícola está sendo arrendada por uma usina. A fazenda, muito embora seja do Estado, primeiramente pertence ao município e não seremos negligentes e nem fecharemos os olhos para os que precisa ser melhorado”.

O prefeito ressaltou ainda que “os movimentos que praticamos para transformação e para o bem traz resultados e motiva as pessoas”.

VISITA IMPORTANTE


Sobre esse projeto dependente da concessão da APTA, que integra o propagado Masterplan divulgado ano passado durante a campanha eleitoral, Mário Celso revelou que se reunirá com um amigo de Boston, CEO de um Fundo de Investimento em Harvard, em meados desse mês.

Na oportunidade, de acordo com o prefeito, ele pleiteará um investimento visionário para transformar a área num parque de desenvolvimento tecnológico. “São formas de melhorar a cidade e a região do extremo noroeste paulista”, acrescentou.


ATRIBUIÇÕES DA APTA

I - apoiar a ação regional de pesquisa e desenvolvimento dos Institutos de Pesquisa da APTA, visando ao atendimento das especificidades do território paulista;

II - promover a interação entre a programação local e a capacidade instalada nos Institutos de Pesquisa da APTA, nas ações regionais fundamentais para o desenvolvimento dos agronegócios; e a transferência do conhecimento para o agronegócio regional, bem como a qualificação dos recursos humanos envolvidos neste setor;

III - prospectar as demandas regionais de pesquisa para orientar a programação local dos Institutos de Pesquisa da APTA;
IV - formular e executar a política de insumos estratégicos e de serviços especializados, visando o pleno abastecimento dos agentes produtivos das cadeias de produção de origem animal e vegetal.