Do atendimento às vacinas, Andradina está com toda a estrutura para o combate a Covid

assessoria de comunicação -14/01/2022 17:30

Em Andradina, os pais já podem incluir as crianças de 5 a 11 anos no pré cadastro para vacinação contra a Covid-19, que deve ser iniciada já na semana que vem. Esta semana profissionais de saúde vem sendo capacitados para essa vacinação específica.

O cadastro prévio pode ser realizado pelos pais e responsáveis por meio da plataforma Vacina Já, do governo estadual.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

“Andradina estará pronta para iniciar a vacinação da forma mais efetiva possível. Quanto mais rápido vacinarmos as crianças mais protegidas elas estarão”, disse o Secretário de Saúde João Leme.

CAC aberto em 48 Horas

A Central de Atendimento Covid de Andradina foi reaberta em tempo recorde. Assim que detectados o aumento de casos de síndromes gripais o CAC foi reaberto em 48 horas. “Estamos monitorando os casos em Andradina continuamente e isso foi fundamental para que tivéssemos uma resposta rápida na reabertura”, explicou João Leme.

O secretário de Saúde afirma que existem exames disponíveis no CAC para os pacientes que apresentem critérios médicos necessários para a testagem. 

Os casos de agravamento da doença são menos, ficando na casa de 10%, o que faz crer que a cepa que circula na cidade é mais amena. Das três mortes registradas este mês no município ainda não existe a confirmação de se tratar da Covid-19.

“Devemos fazer a nossa parte em ter distanciamento social, fazer um uso de máscara e álcool gel. Em especial a vacinação é a maior arma contra a Covid”, disse João Leme. 

Sobre a vacinação, a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, afirma que o município tem todas as vacinas disponíveis para a primeira dose adolescentes e adultos, segunda dose e também terceira dose ou dose adicional para todo o público alvo. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, no período das 13 às 17 horas.

Para o início da vacinação de crianças Andradina aguarda o envio de imunizantes pediátricos da Pfizer por parte do Ministério da Saúde, aprovado desde 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).