Começa nesta segunda a retomada gradual dos serviços no estado de SP

r7 -31/05/2020 12:31

A partir desta segunda-feira (1º), começam a valer os protocolos para a retomada econômica no estado de São Paulo, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Os cenários, no entanto, variam de acordo com cada uma das regiões e não é o mesmo para todas as cidades. Isto porque um dos parâmetros é a evolução dos casos de covid-19.

O governador João Doria classificou a medida como "retomada consciente", porque vai ocorrer de forma gradual e heterogênea no estado. "A partir de 1º de junho, por 15 dias manteremos a quarentena, porém, com a retomada de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo".

O estado adotou a quarentena no dia 24 de março. A medida foi prorrogada e seguirá em vigor no estado enquanto acontece a reabertura. "Quero alertar, no entanto, que a retomada parte do princípio da colaboração de todos e da ajuda conjunta. Mas parte também do princípio de que nós estaremos monitorando dia a dia a evolução do processo e o respeito à ciência e à medicina", declarou Doria.


Plano São Paulo

A volta das atividades é estabelecida pelo Plano São Paulo, que prevê cinco níveis de restrição, calculados com base em cinco critérios. Dois destes critérios são relacionados à capacidade do sistema de saúde: a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o número de leitos de UTI a cada cem mil habitantes. Outros três critérios se referem à evolução da pandemia: número de casos, de internação e de óbitos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, detalhou as fases: "Teremos a fase vermelha, que é de alerta máximo, a fase dois que será de controle, a três, de flexibilização, a fase quatro, de abertura parcial com restrições, e a fase cinco com setores em funcionamento com medidas de higiene".

As cinco etapas consideradas pelo governo estadual são:
- Fase 1 (alerta máximo): fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
- Fase 2 (controle): fase de atenção, com eventuais liberações;
- Fase 3 (flexibilização): fase controlada, com maior liberação de atividades;
- Fase 4 (abertura parcial): fase decrescente, com menores restrições;
- Fase 5 (normal controlado): controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos.

Mas há diferenças entre as regiões. A fase 1 abrange a Grande São Paulo, as regiões da Baixada Santista e de Registro. Nesses casos, só podem operar, além dos serviços considerados essenciais, atividades de construção civil e de indústria não essencial.


A cidade de São Paulo está na fase 2, assim como os municípios da região de Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Sorocaba. Nesta fase, podem ser reabertos, porém com restrições, escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias, shopping centers e comércio.

A fase 3 vale para os municípios da região de Bauru, Presidente Prudente, Barretos e Araraquara/São Carlos. Neste estágio, podem operar, sem restrições, imobiliárias, concessionárias e escritórios e, com restrições, bares, restaurantes e similares, comércio, shopping e salões de beleza.

Ainda não há municípios nas fases 4 e 5. Na fase 4, há apenas uma mudança, que é a abertura, com restrições, de academias.

Na fase cinco, todas as atividades são retomadas. Apenas neste estágio podem ser reabertos teatros, cinemas e espaços públicos. Também podem ser promovidos eventos, como os esportivos.