Câmara de Murutinga esclarece o que é voto nulo, voto branco e voto de legenda

neritpolitica.com.br -31/10/2020 18:12

A Câmara de Murutinga do Sul, com o objetivo de esclarecer os eleitores, aborda nessa matéria sobre a diferença entre voto branco e voto nulo? Fique por dentro.

No Brasil o voto é obrigatório, salvo em algumas exceções, mas nem todo eleitor tem vontade de direcionar seu voto a algum candidato, tendo a liberdade de “invalidar” seu voto através de uma abstenção, ou até mesmo votar diretamente em um partido e não em um candidato em específico.

Neste texto vamos falar sobre alguns tipos de voto que podem ocorrer em uma eleição, mostrando suas diferenças, aplicabilidade e quebrando os mitos, sobretudo que cercam os votos nulos e em branco.

Voto nulo

Visto que no Brasil o voto é obrigatório, esta é uma das formas que o cidadão tem de se abster em uma eleição, ou seja, este voto não irá para nenhum candidato, eximindo-se assim de fazer uma opção política em um candidato ou partido.
Vale lembrar que mesmo não escolhendo um candidato, o voto nulo também é uma expressão política.

Como votar nulo?

Para votar nulo em uma urna eletrônica, o eleitor deverá digitar uma série de números que não representa nenhum candidato ou partido. Após colocar esses números, basta apertar o botão “Confirma”.
O eleitor deve ter atenção quando digitar os números aleatórios na urna, afinal ele pode sem querer acabar digitando o número de um candidato qualquer.

Voto nulo anula a eleição?

Existe um mito criado acerca dessa pergunta, sendo muito difundido que se uma certa porcentagem da população votar nulo, a eleição deve ser totalmente anulada. Como já dito isso é um mito, a quantidade de votos nulos em uma eleição não é determinante para a sua validade.

Voto em branco

O voto em branco também não é considerado um voto válido. Sendo assim o voto em branco só é computado mas não altera o resultado da eleição. Segundo o TSE, o voto em branco é: “Aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos”.

Para votar em branco, basta que ao invés de colocar um número de algum candidato, apertar a tecla “Branco”.

Voto em branco vai para o candidato vencedor?

Definitivamente não! Este mito vem das eleições antigas em que se o eleitor votasse em branco significava que ele estaria de acordo com qualquer candidato que ganhasse a eleição.

O que são votos válidos?

Votos válidos é o total de votos computados em todas as urnas de uma eleição, subtraindo os votos em branco e nulos. São os votos válidos que são distribuídos entre os candidatos a uma eleição.
Em uma eleição majoritária, aquele que recebe maioria dos votos válidos é quem ganha direito a exercer o cargo. Já a disputa para vereador, deputado estadual, deputado federal, são conhecidas como eleições proporcionais. 

Esta última não é tão simples pois não é quem recebe a maioria dos votos que necessariamente fica com o cargo disputado. Isso porque no caso do voto proporcional existe um fator determinante chamado “quociente eleitoral”.

Quociente eleitoral: Voto proporcional nas eleições 2020.

Votos brancos e nulos podem influenciar nas eleições proporcionais!

Nas eleições majoritárias, seja por maioria simples ou maioria comum, esses votos serão apenas descartados e serviram como prova estatística sobre a proporção de eleitores que decidiram se abster do voto.

Já no caso das eleições proporcionais os votos nulos tem uma relevante importância no momento de determinar se um candidato tem direito de ser eleito ou não. Isso por que o quociente eleitoral é diretamente ligado ao número de votos válidos de uma eleição.

A divisão dos votos válidos recebidos por um candidato ou partido pelo número de vagas a serem preenchidas. Isso significa que quanto maior for o número de votos brancos e nulos, menor será o quociente eleitoral, sendo assim facilitaria para que o candidato conseguisse a vaga.

Ainda com dúvidas sobre como votar? Acesse o simulador de votação na urna eletrônica do TSE.

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Em um primeiro momento não vemos diferença prática na aplicação destes votos, servem mais como dados estatísticos para reação da população em períodos de pleito. Claro que como dito anteriormente essas abstenções são diretamente ligadas ao quociente eleitoral.

Voto de legenda

Um voto válido não é apenas aquele que se escolhe um candidato específico. Muitas vezes o eleitor pode decidir não votar em uma pessoa diretamente mas expressar seu apoio a um partido político. Isso mesmo, ao invés de votar no candidato, ele vota na legenda.

Para isso ele deve digitar na urna apenas os 2 números do partido político desejado. Este voto (válido) se soma a outros votos nominais e também fará parte do cálculo do quociente eleitoral e partidário.