Associação de Prefeitos da Região terá chapa única com Mario Celso na liderança

antonio do carmo e moises eustaquio -13/01/2021 17:11

Em reunião convocada pela AMENSP- Associação dos Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo, prefeitos da região indicaram Mário Celso Lopes, do PSDB e chefe do executivo de Andradina, para ser candidato a presidente da entidade. A eleição está prevista para o próximo dia 22 visando a escolha da nova diretoria.

Durante o encontro, liderado pela secretaria executiva Rose Francé, foi constituída chapa única, tendo como candidato a vice-presidente Éverton Sodário - prefeito de Mirandópolis e outros sete prefeitos da região para os cargos complementares.


A reunião foi realizada no Salão de Eventos do Shopping Oeste Plaza, que pertence ao prefeito de Andradina. Antes de apresentar seu nome como disponível para colaborar com a Associação, Lopes expôs por mais de uma hora sua proposta de unidade dos municípios, a partir do agronegócio, com a potencialização da marca de aptidão de cada um, como Lavínia da cebola e o abacaxi de Guaraçaí.


Ele também considerou o turismo como potencial que deve ser integrado a todos os municípios da região, e que para maior visibilidade do Governo defende a prioridade para planejar maior influência nos setores de decisões da política nacional e estadual como Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Lopes lembrou alguns nomes atuais de importância em Brasília, como da senadora Simone Tebet, ex-prefeita de Três Lagoas - que é candidata à presidência do Senado e amiga pessoal dele ( “O pai dela, saudoso Ramez Tebet mesmo sendo senador por outro estado o Mato Grosso do Sul, subiu no meu palanque quando fui candidato a prefeito da outra vez”), assim como a ministra Tereza Cristina, que Mário disse ter recepcionado algumas vezes em seu escritório em Andradina.


O prefeito também é amigo do Governador de São Paulo, João Dória, tendo realizado com ele inclusive negócios particulares. Também vários secretários, entre eles Marcos Vinholi no Desenvolvimento que já confirmou uma obra de grande importância regional: a pavimentação da vicinal do Bairro Jaó em Andradina. Com isso, segundo Mário, o frigorífico desativado poderá entrar em operação gerando ainda nesse semestre cerca de 500 empregos.


A AMENSP foi presidida até recentemente pelo ex-prefeito de Murutinga do Sul Gilson Pimentel. A outra entidade regional de representação dos prefeitos, o CIENSP – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista - já realizou eleição da nova diretoria, tendo sido reconduzido ao cargo o prefeito reeleito de Ilha Solteira, Otávio Gomes. Fábio Dourado, de Itapura, é o vice.