Covid-19: Andradina supera média de vacinação da população brasileira de 70,96%

assessoria de comunicação -17/10/2021 16:07

A significativa redução de casos de Covid-19 na cidade e a consequente diminuição do fluxo de pessoas a serem atendidas pela equipe do Centro de Atendimento Covid (CAC) é a grande notícia deste mês de outubro.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um relatório de atendimento no CAC, instalado no prédio do Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Andradina (acesso pela Rua Mato Grosso, próximo com a confluência da Rua 13 de Maio). O relatório aponta grande redução no número de atendimentos para pacientes com suspeita da doença nesse local.


No mês de junho o número de atendimentos Covid-19 no local foi 1.821 e 75 casos de internação. Em julho foram 1.149 e 36 casos de internação. Em agosto 700 e 12 internação. Em setembro houve a grande queda e o número de atendimentos no local foi de 359 e apenas 9 casos de internação.

Até sexta-feira (15/10), outubro registrou 193 atendimentos com 3 internações. “Observamos não só uma expressiva diminuição dos atendimentos CAC como também a menor gravidade dos casos”, explicou o secretário de Saúde Dr João Leme.

Vacinação

Para o secretário de Saúde de Andradina, Dr João Leme, a redução dos casos são reflexos diretos do avanço da vacinação contra a Covid-19 em Andradina.

“A vacinação é o grande diferencial no combate à essa Pandemia.  Até o dia de ontem foram realizadas um total de 84.964 e com isso atingimos 74% porcento da população maiores de 12 anos, com duas doses. “Número maior do que a média no Brasil”, disse João Leme.

A redução no atendimento também refletiu na redução de profissionais e hoje o CAC funciona com menos da metade de profissionais.

Este mês também foi desativada a usina de oxigênio que serviu o CAC e a Santa Casa de Andradina, durante os meses mais críticos.


Os números da vacinação

- 12 a 17 anos: 72% foram vacinados com a primeira dose.

-18 a 59 anos 94% receberam a primeira e de segunda dose.

-maiores de 60 anos: 100% vacinados com a primeira e segunda dose e entrando na terceira dose.

“Os profissionais do CAC, UPA e UBSs já receberam a terceira dose e na próxima semana os profissionais da Santa Casa receberão a terceira dose. Lembrando que para a terceira dose é necessário ter passado um intervalo de 6 meses ou mais da segunda dose”, explicou.

Faltosos

O número de pessoas que que não compareceram até a última sexta-feira (15) para a segunda dose é de 4.207, todos com idades de 18 a 59 anos.

“Este comportamento ainda coloca em risco nossa comunidade e os próprios não vacinados da segunda dose. Gostaríamos muito que Andradina tivesse um final de ano diferente do ano passado e gostaríamos da colaboração de todos para isso”, finalizou.