Movimento Negro Empodera reuniu público regional em Andradina

divulgação/fotos moises eustaquio -27/07/2023 23:27

Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha e Nacional em homenagem à Tereza Benguela é comemorado com evento regional em Andradina

 O Movimento Negro Empodera realizou na noite da última quarta-feira (26), uma roda de conversa no anfiteatro do Centro Cultural Pioneiros de Andradina. Os temas debatidos foram feminicídio, violência, preconceito, resgate da autoestima, acompanhamento psicológico e como empoderar e preparar crianças e adolescentes para o enfrentamento contra o racismo e toda forma de preconceito com a população negra.

O evento reuniu autoridades e membros do Movimento, entre eles a psicopedagoga de Castilho, Rosângela Maria Silva, a assistente social e terapeuta de Saúde Integrativa, Maria Luiza Rodrigues da Silva, a enfermeira pós-graduada em Saúde Mental, Maria José dos Santos (Zezé), de Nova Independência, a sócia e proprietária da loja Dourado Piscinas, Maria Luiza Dourado, a professora e artista Marinalva Pereira e a jornalista Andréia Silva, entre outros.


Apresentações culturais encantaram a todos como a dança africana, palestras interativas e vídeos que destacaram a importância dos atos, ações e políticas públicas voltadas especificamente às mulheres, jovens e até crianças que sofrem diariamente todo tipo de preconceito, como explicou a coordenadora regional do Movimento Negro.

"Conscientização, empoderamento e reconhecimento são alguns dos assuntos que não podemos deixar de falar todos os dias, mais que isso, vivenciarmos. Nossa intenção é resgatar e levantar cada vez mais mulheres e pessoas pretas, para que se encontrem e principalmente tenham forças para enfrentar a sociedade preconceituosa com a certeza que não estão sozinhos", comentou Rosângela.

O Movimento Empodera recebeu elogios do secretário de Cultura, Jonílcio Careca e seu subsecretário Artur. "Todos estão de parabéns. Queremos e precisamos de mais eventos como esse e espero contar com todos esses profissionais e seus conhecimentos para o fomento e a implantação de novas ações nesse sentido".


O Movimento Negro Empodera nasceu da determinação de sua idealizadora Rosangela Maria Silva, d Castilho, e está reunindo pessoas da região de Araçatuba, do estado da Bahia e até do Exterior, como Argentina e Portugal.  "O objetivo é conscientizar, amar, aproximar essa comunidade negra pujante, cada vez mais capacitada para ocupar seus lugares de destaque na vida", explicou Rosângela.

O próximo evento na agenda do grupo será no mês da Consciência Negra, em Castilho e Andradina intitulado I AFROCIÊNCIA. "Todos estão convidados. Sigam nossa página no Instagram @m_negroempodera para acompanhar nossa agenda e ficar por dentro de todo esse mundo afro", finalizou.