Com apoio político e planejamento, Andradina conquista título de MIT

assessoria de comunicação -28/08/2025 08:30

Nessa quarta-feira (27/08) Andradina obteve uma conquista histórica e de grande importância o título de MIT (Município de Interesse Turístico) que vai contribuir com o desenvolvimento turístico do município. Um Município de Interesse Turístico (MIT) é uma classificação concedida a cidades com potencial turístico no estado de São Paulo.

“Essa classificação visa reconhecer e promover o desenvolvimento do turismo nesses municípios, incentivando a melhoria da infraestrutura e a promoção de suas atrações turísticas. Temos que agradecer ao trabalho do deputado Itamar Borges e ao nosso prefeito Mário Celso Lopes, que vem desenvolvendo projetos para o desenvolvimento turístico de Andradina e de toda região”, disse o secretário de Governo de Andradina, Ernesto Júnior.

Ele, os vereadores Marcel Calestini, Guilherme Pugliese, Kleberson Santos, Leandro Athaide, Rodarte dos Anjos, Eloa Pessoa, Hugo Zamboni e o secretário de Agricultura, Fabrício Mazotti, acompanharam de perto a votação em SP.   

Com o título Andradina passará a receber uma verba de R$ 600 mil para desenvolvimento de ações turísticas. “O mais importante é o reconhecimento do potencial turístico da cidade o que pode abrir caminho para que possamos nos tornar uma Estância Turística e receber uma verba de mais de R$ 2 milhões”, disse Ernesto Júnior. 


O que significa ser um MIT?

•Reconhecimento do potencial turístico:

O título de MIT reconhece que a cidade possui atrativos turísticos relevantes e capacidade para atrair visitantes.

•Acesso a recursos estaduais:

Os municípios classificados como MIT recebem apoio financeiro anual do governo estadual para investir em projetos turísticos.

•Desenvolvimento turístico:

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento do turismo na cidade, gerando emprego e renda, e promovendo a melhoria da qualidade de vida da população local.

•Infraestrutura e serviços:

Diferença entre MIT e Estância Turística:

•MIT:

É uma classificação inicial, que visa preparar os municípios para se tornarem Estâncias Turísticas no futuro.

Em resumo, o MIT é uma ferramenta para impulsionar o turismo em cidades com potencial, reconhecendo-as e oferecendo suporte para que se desenvolvam como destinos turísticos, atraindo visitantes e gerando benefícios para a comunidade local.

•Estância Turística:

É uma categoria superior, destinada a municípios com fluxo turístico mais consolidado e infraestrutura mais desenvolvida. A Estância Turística recebe um apoio financeiro do governo estadual bem maior do que o MIT.