Centro de Hemodiálise em Andradina já atende a pacientes: Inauguração na sexta

imprensa andradina -19/03/2024 10:18

Nesta última segunda-feira (18) o senhor Jose Roberto de Faria (73 anos) cruzou as portas do Centro de Hemodiálise de Andradina para ser o primeiro atendido no local, terminando com uma longa espera em mais uma dessas histórias onde o “impossível é possível”.


Construído há vários anos, a abertura do Centro representa o alívio do sofrimento de 35 andradinenses que tinham que viajar por longos trajetos para acessar o serviço, que na região só era encontrado em Araçatuba (à 103 km de Andradina) e Ilha Solteira (à 70 km de Andradina). Os pacientes de hemodiálise passam longos períodos conectados aos equipamentos e antes tinham que retornar a suas cidades muitas vezes sentindo-se mal por conta do procedimento.

O prefeito Mário Celso Lopes, responsável pela decisão de abrir os serviços do Centro por investimento municipal, esteve presente para conferir os primeiros atendimentos. O valor mensal a ser investido pelo Governo de Andradina é de aproximadamente R$ 200 mil, o suficiente para atender a 50 pacientes por mês.


Na visita o prefeito foi acompanhado pelo vice-prefeito, o médico Paulo Assis e pela secretária de Saúde Maristela Marinho. “O que antes parecia impossível já é uma realidade. Este funcionamento, tão esperado e desejado pela população andradinenses e também da região. Depois de tantos anos nos conseguimos colocar esse centro em funcionamento. Esse atendimento traz mais conforto e humanização ao atendimento”, disse Mário Celso.

Segundo o interventor da Santa Casa, o médico Amyr Camilo, este primeiro mês o Centro vai atender em 20% de sua capacidade, com nove pacientes, e nos meses seguintes essa porcentagem vai dobrar até atingir 100% dos pacientes andradinenses (mais de 30) e após ofertar vagas para atender pacientes da região.


Inauguração oficial

A cerimônia de inauguração do Centro de Hemodiálise de Andradina vai acontecer no dia 22 de março (sexta-feira) às 17 horas e a presença confirmada do vice-presidente da República Geraldo Alckmin. O Centro recebe o nome do seu filho mais novo Thomaz Rodrigues Alckmin, que faleceu em um acidente aéreo em 2015.