Castilho registra 3º maior engajamento regional na Pesquisa de Percepção Turística 2026

Colaboração Marco Apolinário/JPN/foto de capa moises eustaquio -02/02/2026 17:44


A população castilhense atendeu as expectativas da prefeitura, garantindo que os dados locais da Pesquisa de Percepção do Turismo 2025/2026 sejam analisados pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

De acordo com a turismóloga e diretora municipal de Turismo, Wânia Simões, a população reagiu positivamente aos alertas feitos na semana passada, quando foi apontada participação insatisfatória na pesquisa.

Segundo a diretora, os números anteriores ao alerta (em 26 de janeiro) eram de apenas 196 respostas ao questionário. Neste último sábado (dia 31 - prazo final para coleta de dados), a participação castilhense saltou para 290 respostas à Pesquisa, garantindo que a Prefeitura tenha acesso à análise individualizada da avaliação feita pela própria população sobre o cenário turístico local.


O resultado final da pesquisa coloca Castilho em 3º lugar no ranking das 09 cidades da Região Turística Pantanal Paulista que participaram do levantamento promovido pelo Governo de São Paulo. A Estância Turística de Pereira Barreto manteve a liderança, com um total de 450 respostas, seguida por Sud Mennucci, cujo desempenho superou Castilho com apenas 06 participações a mais.

“Estamos satisfeitos com o comprometimento dos nossos cidadãos nesse processo de transformação das potencialidades turísticas de Castilho em oportunidades reais de negócios, aumento de fluxo de visitantes e melhoria da nossa infraestrutura de acolhimento. As respostas de cada um destes 290 questionários, nos permitem conhecer melhor as áreas que devem ser priorizadas neste processo e, por isso, agradecemos a todos vocês e lembramos que em dezembro deste ano, temos um novo compromisso com esta Pesquisa e que a participação popular é fundamental para identificarmos os avanços conquistados neste período”, comentou o prefeito Paulo Boaventura.