Andradina: Vagão ferroviário é transferido para se tornar atrativo cultural e histórico

moises eustaquio -29/01/2025 14:13


Uma força-tarefa formada por servidores e veículos pesados da Prefeitura, do Thermas Acqualinda e de empresa particular, parou o centro da cidade nesta terça-feira 28, para o translado do vagão ferroviário instalado na frente do "Camelódromo", porém, sem nenhuma utilidade.

Um guindaste com capacidade para 80 t, um caminhão Munck e um prancha foram essenciais para o delicado trabalho chefiado pelo secretário de Obras, Geraldo Pilla.

Iniciada por volta de 8h30, a transferência da peça ferroviária, totalizando quase 30 t., levou cerca de oito horas para ser concretizada, com sua instalação definitiva entre o pergolado e o antigo prédio da estação ferroviária.


Além do tráfego paralisado, o transbordo chamou a atenção de boa parte da comunidade, tanto pela curiosidade como a dificuldade exigida na mobilização. Muitos aproveitaram para registrar o fato com imagens e vídeos.

E ao contrário do que alguns comentaram em posts nas redes sociais, o Governo de Andradina não gastou um real para o traslado do vagão, já que o prefeito Mário Celso Lopes utilizou um caminhão de sua empresa e o guindaste que presta serviço ao Thermas Acqualinda.


VAGÃO INTERATIVO

O secretário de Cultura, Rogério Casonato, explicou que a ideia é dar vida ao vagão, até então provocando descontentamento da comunidade, em especial dos comerciantes do Camelódromo, que pleitearam ao prefeito sua retirada de lá. Mário Celso acatou o pedido.

“Temos algumas ideias elaboradas, mas inicialmente é transformá-lo em um vagão interativo para visitação de turistas, estudantes e comunidade em geral”, explica o secretário.


“Trata-se de um vagão-dormitório e parte dele vamos manter para que as pessoas saibam como ele operava; outra parte será alterada para a categoria passageiro, proporcionando experiência de se estar viajando no trem do passado. Assim preservaremos nossa história”, comenta Casonato [foto acima]

Segundo ele, rampas e portas com acessibilidade serão construídas em ambos os lados do vagão; o espaço interno será climatizado; será instalada uma tela de 80 polegadas objetivando a exibição da história da cidade, seus pontos turísticos e outras medidas para preservar sua história.

DECORATIVO

E para atrair ainda mais a atenção do público um artista plástico de Presidente Prudente deve retornar a pintura externa do vagão. É o mesmo profissional que desenhou os jogadores no muro do estádio, de frente para a avenida Bandeirantes.

"CAMELÓDROMO"


Com a retirada do vagão, prometida e cumprida em curto espaço de tempo, o prefeito Mário Celso já determinou a elaboração de um projeto com uma espécie de portal e paisagismo na frente do "Camelódromo" - esquina da Rua Acácio e Silva com a avenida Barão do Rio Branco. Para o interior do prédio, o prefeito e a primeira-dama Juçara Lopes sugeriram melhorias no piso, instalação de grandes vasos com espécies apropriadas e ornamentos na parte superior.