imprensa andradina -23/05/2023 12:47
É de despertar as memórias pensar como eram as antigas exposições agropecuárias, no caso de Andradina a inativa Expoan (Exposição Agropecuária de Andradina) que com o passar dos anos, deixou de ser uma feira de oportunidades e de apresentação de resultados do campo, para entrar no circuito de shows e rodeio. Tantas histórias e experiências que ficaram num passado longínquo.
Com o objetivo de resgatar as tradições e valorizar o agro, do pequeno ao grande, é que a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar vai lançar a primeira edição da “AGROFAM”, uma feira para fãs do agro, que vai proporcionar uma imersão nas “coisas do campo” e trazer negócios e oportunidades.
“Acreditamos que o produtor rural, seja pequeno proprietário convencional ao homem do campo da agricultura familiar, é um grande batalhador, lutador, então, queremos resgatar a tradição das exposições agropecuárias para valorizar ainda mais nossa tradição do agro”, diz a secretária Leila Rodrigues.
Para celebrar uma tradição, a AGROFAM será realizada dia 28 de julho, com início as 8h, no Recinto de Exposições “Miguel Rodrigues da Silva”, onde tradicionalmente era realizada a Expoan,
“A Expoan era uma festa com um movimento diferente dos dias de hoje. Bois, vacas, cavalos, porcos e outros animais, muitos premiados, famosos, caríssimos e com status de estrelas, “desfilavam pelo recinto”, onde haviam maquinários, comidas típicas e toda a sorte de coisas ligadas ao campo. Sem nenhum exagero, nas semanas de festa, o Parque de Exposições se transforma numa minicidade e é esse espírito que queremos resgatar”, disse Leila.
Os visitantes vão poder conferir da parte pecuária, até toda parte agrícola, com exposições de maquinários, gastronomia típica, equipamentos e até stands de órgãos governamentais ligados ao campo. Uma atração musical ligado a essas tradições vai encerrar o evento na mesma noite.