Você realmente conhece a Polícia Militar?

divulgação -27/01/2022 18:03

André Davi Martins é Sargento da Polícia Militar, professor de tiro e mediador de conflitos do Cejusc.

Hoje, usarei este espaço para trazer algumas informações históricas e técnicas sobre uma Instituição que está presente no cotidiano dos paulistas há quase 200 anos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável por manter a ordem pública.

Tudo começou em 15 de dezembro de 1831, ainda no Império. Por um decreto de Diogo Antonio Feijó, o Regente Feijó, enquanto a “província” de São Paulo era comandada pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, (que dá nome ao prédio da ROTA, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) foi criado o “Corpo de Guardas Municipais Permanentes” que atuava apenas no município de São Paulo.


Composta por 100 homens de infantaria (que patrulhavam a pé) e 30 homens de cavalaria (que patrulhavam a cavalo), estava criada aquela que tempos depois receberia o nome definitivo de Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Nosso estado, maior pólo econômico e industrial do hemisfério sul com 42 milhões de habitantes, tem à sua disposição uma Corporação que investe pesado em tecnologia, equipamentos modernos e treinamento constante para servir cada dia com mais eficiência.


Atualmente, a Polícia do Estado de São Paulo conta com cerca de 100 mil homens e mulheres em suas fileiras, 17 mil viaturas de duas ou quatro rodas, todas com Tablet, embarcado ou em forma de celular, junto ao policial. Este equipamento é capaz de fazer consultas à base de dados criminais e possui GPS. Permite ainda o rastreamento de cada viatura em tempo real e a confecção do Boletim de Ocorrência Eletrônico, que pode ser acessado pelas partes envolvidas no site da Secretaria de Segurança Pública, de forma simples e desburocratizada.

Em minutos é possível ao Policial saber, no terminal embarcado, se uma pessoa é habilitada, se possui antecedentes criminais ou se é procurada pela justiça. Também é possível saber se um veículo está licenciado ou se é furtado ou roubado.

Possui também 30 helicópteros sendo 29 do tipo Esquilo (Águia) e 01 Agusta, sediados em todas as principais cidades do estado (existe um helicóptero Águia em Araçatuba e outro em São José do Rio Preto), 6 aviões e 2 navios.

Apenas em 2021 a Polícia Militar recebeu 18 milhões de chamadas pelo 190, prendeu 118 mil pessoas, apreendeu 7.1 mil armas de fogo e 207 toneladas de drogas, além de recuperar 35.4 mil veículos furtados ou roubados (fonte: SSP/SP).

Muitos Policiais já estão trabalhando tendo presa, em seu colete, uma câmara denominada COP, Câmera Operacional Portátil, que filma em tempo real todas as ações do agente, nos mesmos moldes dos policiais americanos.

Também já estão disponíveis viaturas blindadas, fuzis mais modernos do mundo, espingardas calibre 12 semiautomáticas e armas de choque.