divulgação -15/06/2019 16:55
O golpe começa com uma ligação ao
cliente, de uma pessoa se passando por funcionário do banco, dizendo que o
cartão foi clonado e que é preciso bloqueá-lo.
Para isso, bastaria cortá-lo ao
meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. Ao ligar no 0800... existente
no cartão, para bloquear e após digitar a senha, uma secretária eletrônica anuncia
que o cartão foi bloqueado com sucesso.
O falso funcionário pede a senha
e alega que, por questões de segurança, um motoboy buscará o cartão para leva-lo
à perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip
permanece intacto e é possível realizar diversas transações.
Segundo a página na rede social da Vizinhança Solidária, os golpistas
já fizeram vítimas em Andradina e Região.
Como
evitar?
Nenhum banco pede o cartão de volta ou se oferece para
retirá-lo. Então, desligue o telefone e consulte seu gerente sobre alguma
irregularidade.