Polícia Federal prende 14 por extração ilegal de areia no Tietê em Pereira Barreto

Imprensa de Votuporanga e Jales -20/04/2021 09:49

Quatorze pessoas foram presas pela Polícia Federal de Jales em três embarcações que extraiam areia ilegalmente em um trecho do Rio Tietê nas proximidades do município de Pereira Barreto nesta segunda-feira (19). As embarcações pertencem a três empresas distintas que comercializam o mineral extraído ilegalmente na região de Araçatuba.

As empresas já haviam recebido notificações de suspensão da atividade ilegal, mas continuaram realizando a exploração até agora, quando foram surpreendidas pela PF. Três donos das empresas também foram presos em Araçatuba por federais que atuam naquele município e estão sendo conduzidos à sede da PF JALES.

As embarcações foram apreendidas e os presos conduzidos até a sede da PF para a lavratura do Flagrante Delito por crime de Extração Ilegal de minério, crime ambiental e usurpação de bens pertencentes à União.


POLÍCIA AMBIENTAL

A Polícia Militar Ambiental realizou fiscalização em apoio à Agência Nacional de Mineração (ANM) em razão de denúncias recebidas sobre LAVRA ILEGAL no RIO TIETÊ na região de Pereira Barreto. As três empresas surpreendidas na data de hoje pela PF também estavam extraindo mineral sem autorização na mesma região nesta data.

Após a fiscalização da Polícia Ambiental em julho de 2020, que confirmou a prática dos crimes de lavra ilegal, dentre outros, a ANM (Agência Nacional de Mineração) expediu três AUTOS DE PARALISAÇÃO DE ATIVIDADE, que foram entregues por policiais federais e recebidos por representantes das empresas nos meses de agosto e outubro de 2020.

O referido auto consigna: DEVERÁ SER IMEDIATAMENTE PARALISADA E DESCONTINUADA, NÃO PODENDO HAVER MAIS EXTRAÇÃO, TAMPOUCO O CONSUMO OU COMÉRCIO DO MATERIAL OBTIDO ILEGALMENTE.

Ainda assim, as extrações ilegais continuaram até agora e só cessaram com a deflagração da Operação ORCA, que prendeu todos os envolvidos, marinheiros e proprietários das empresas, popularmente conhecidas como “PORTOS DE AREIA”. Equipes de peritos federais também participaram das diligências para auxiliar na identificação das áreas exploradas ilegalmente bem como nos equipamentos apreendidos.


Em paralelo a estas ações, a Polícia Federal em Jales também instaurou um inquérito policial no segundo semestre de 2020 para apurar os crimes em referência. Foram apreendidas três embarcações com rebocadores e balsas, além dos equipamentos de geolocalização. Estima-se que mais de mil e quinhentas toneladas de areia foram extraídas ilegalmente somente nesta segunda-feira.

Todos os quatorze presos estão sendo ouvidos pela autoridade policial e posteriormente serão encaminhados a cadeias da região de Jales/SP onde permanecerão à disposição da Justiça Federal. A maioria dos presos reside na cidade de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá. Dois deles em Birigui e Jales.