folhapress -21/12/2024 14:06
O fim de ano, marcado pelas comemorações de Natal e Ano-Novo, é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. Com o pagamento da segunda parcela do 13º e milhões de consumidores indo às compras, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que é comum quadrilhas especializadas aproveitarem para aplicar mais golpes.
A federação recomenda que os consumidores escolham sites
conhecidos para fazer compras na internet. "Desconfie das promoções cujos
preços sejam muito menores que o valor real do produto e pesquise a média de
preços em vários sites conhecidos", afirma o diretor do Comitê de
Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes.
Com relação às compras de rua, Gomes diz que é necessário
redobrar os cuidados com o cartão. "Passe você mesmo o cartão na
maquininha, sempre confira o valor antes de digitar a senha e, ao terminar de
realizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu",
diz.
Segundo levantamento da Febraban:
1) GOLPE DAS FALSAS VENDAS
Criminosos montam sites falsos que simulam ecommerce; enviam promoções
inexistentes por email, SMS e mensagens de WhatsApp, e criam perfis falsos de
lojas em redes sociais.
Se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no
comércio em geral e se o vendedor está pressionando para fechar uma compra
dizendo que ela pode ficar indisponível, a chance de ser golpe é grande.
É necessário tomar cuidado também com fotos e vídeos de antes e depois de
produtos com resultados mirabolantes. Lojas que oferecem poucas opções de
pagamento e ecommerces recém-criados em redes sociais também podem ser golpes.
Em alguns casos, criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os
consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que
muitas vezes fica pouco perceptível ou ainda trocando, por exemplo, uma letra
"o" pelo número "0". A recomendação é que o cliente faça
sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço
do site na barra do navegador.
2) PHISING
O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados
pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são mensagens
e emails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também
existem páginas falsas na internet que induzem o consumidor a revelar dados
pessoais.
Para evitar cair neste golpe, é recomendado:
Sempre verificar se o endereço da página de internet é o correto; Nunca acessar
links ou anexos de emails suspeitos; Manter o sistema operacional e antivírus
sempre atualizados.
3) GOLPE DA TROCA DO CARTÃO
Criminosos que trabalham como vendedores prestem atenção quando os clientes
digitam suas senhas na maquininha de compra para depois trocar o cartão na hora
de devolvê-lo.
Após realizar uma compra, é recomendado conferir se o cartão devolvido é, de
fato, seu.
4) GOLPE DA MAQUININHA QUEBRADA
Neste golpe, uma maquininha com o visor danificado é apresentada para que a
vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido costuma ser superior ao
pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.
Para evitar cobranças indevidas, os consumidores não devem aceitar realizar
pagamento em máquinas quebradas.
5) GOLPE DO BRINDE
Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com
a vítima e dizem que têm um brinde para entregar e insistem para a pessoa
receber o presente pessoalmente.
Os criminosos costumam dar algo para a vítima, mas depois alegam que são
prestadores de serviços e que não sabem informações sobre quem realmente pediu
para fazer a entrega. Nesse momento, o pagamento de uma taxa, que só pode ser
paga com cartão, é requisitado.
Há também a abordagem em que o golpista diz para a vítima que ela precisa fazer
uma selfie para receber o brinde. Neste caso, eles utilizam disfarces para que
a pessoa não perceba que está em um aplicativo bancário prestes a fazer
autenticação biométrica para uma operação de crédito.