hernandes dias lopes -22/03/2025 23:14
A Bíblia nos apresenta vários nomes de Deus. Cada nome destaca um aspecto do ser inesgotável de Deus. Ele é nossa completa provisão. Ele é nosso perfeito provedor. Ele é tudo para nós. Ele é melhor do que suas próprias bênçãos. Vejamos:
Em primeiro lugar, Jeová Roí (Sl 23:1).
Esta é a primeira vez que este nome de Deus aparece nas Escrituras. O Senhor
autoexistente, infinito, imenso, eterno, imutável, onipotente, onipresente,
onipotente e transcendente é o meu pastor. É ele quem apascenta a minha alma e
me conduz em segurança na jornada da vida.
Em segundo lugar, Jeová Jiré (Gn 22:14).
Este nome aparece pela primeira vez em Gênesis 22:14, quando Abraão ao ser
interrogado pelo seu filho, Isaque, onde estaria o cordeiro para o sacrifício,
seu pai respondeu: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o
sacrifício. No monte de Deus, o Senhor providenciou um cordeiro substituto e
poupou Isaque. Abraão, então, pôs por nome àquele lugar, “Jeová Jiré”, Deus
Proverá. Deus sempre provê o que precisamos, quando estamos no monte da
obediência.
Em terceiro lugar, Jeová Shalom (Jz 6.24).
Gideão estava malhando trigo no lagar, com medo dos amalequitas, os terroristas
do deserto, quando o Anjo do Senhor apareceu para ele, convocando-o a ser o
libertador de Israel. Depois de pedir provas ao Senhor, ele disse: “Ai de mim,
Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse:
Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás”. Então, Gideão edificou ali um altar
ao Senhor e lhe chamou de Jeová Shalom, o Senhor é Paz. O Senhor
não apenas nos dá paz, mas ele é, também, a nossa paz.
Em quarto lugar, Jeová Rafá (Êx 15:26).
Este nome de Deus aparece pela primeira vez na Bíblia no texto retro
mencionado. O povo de Israel tinha atravessado o Mar Vermelho. Depois de
caminhar três dias no deserto, assolado pela sede, chegou a Mara e ao ver água,
não conseguiu beber porque as águas eram amargas. Deus ordenou Moisés a lançar
uma árvore nas águas e eles se tornaram doces. O Senhor ali revelou ao povo como Jeová
Rafá, “o Senhor que te sara”. O Senhor é aquele que cura nossas
enfermidades, alivia as nossas dores e refrigera a nossa alma.
Em quinto lugar, Jeová Tsedkenu (Jr 23:6). Senhor,
Justiça Nossa, é a tradução do nome de Deus em apreço. Este nome aparece pela
primeira vez nas Escrituras em Jeremias 23:6. Em face do pecado do povo Deus, o
Senhor se apresenta como aquele que é a justiça de seu próprio povo. Este nome
de Deus remete-nos à doutrina da justificação pela fé. É a justiça de Deus
imputada a nós. Somos declarados justos não pela nossa justiça própria, mas
pela justiça do Justo imputado a nós, injustos. O próprio Senhor é a nossa
Justiça!
Em sexto lugar, Jeová Shamá (Ez 48:35). O
Senhor está ali é o significado do nome Jeová Shamá. Este nome aparece pela
primeira vez no texto em destaque. Ezequiel descreve a cidade de Deus, o lar
dos remidos, e diz: Jeová Shamá. O Senhor está ali. O Senhor está
conosco agora e ele mesmo habitará conosco na cidade santa, na nova Jerusalém,
pelos séculos sem fim.
Em sétimo lugar, Jeová Nissi (Êx 17:15). O
texto em apreço apresenta-nos este nome de Deus, Jeová Nissi, “o
Senhor é minha bandeira”. O texto é uma reverência à retumbante vitória do
exército de Israel sobre os amalequitas, em conexão com a intercessão de Moisés.
É Deus quem nos dá a vitória. É ele quem nos conduz em triunfo. Com ele somos
mais que vencedores!
Os nomes de Deus mencionados aqui, são um eloquente
testemunho de que Deus nos basta e ele nos é suficiente!