Viralcool em Castilho conclui a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Rural 2022

Redação/fotos moises eustaquio -14/01/2022 18:20

Informações sobre acidentes referentes a 2021, palestras abordando vários temas, coffee break, sorteio de brindes e concursos de frases e cartazes sobre Segurança no Trabalho e Meio Ambiente foram as atividades que nortearam a SIPATR – Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Rural na Usina Viralcool em Castilho. Nesta sexta-feira, encerrando o evento, a Polícia Ambiental abordou o tema “queimadas”, seguido de um simulado pelo Corpo de Bombeiros.

Na próxima semana a organização divulgará o vencedor do concurso da melhor frase relacionada à “Segurança do Trabalho” e o ganhador do bingo relativo ao mesmo tema, conforme regras pré-estabelecidas. Ao mesmo tempo em que anunciará o vencedor do concurso de cartazes sobre “Segurança do Trabalho e Meio Ambiente” em votação pela internet.

Na lista de brindes aos participantes da SIPATR ventilador, micro-ondas, cafeteira, liquidificador, bike, tanquinho com capacidade para 14 kg, sanduicheira e kit-churrasco.

PROGRAMA COMEÇOU SEGUNDA-FEIRA

Em seu primeiro dia, na segunda-feira 10, o evento envolveu ginástica laboral, dados de acidentes ocorridos ano passado, palestra sobre proteção auditiva, DST/AIDS/COVID-19 e depoimento pós COVID do funcionário Ed Carlos, do Departamento Fiscal da empresa.

Na terça-feira 11, os temas foram ‘redes elétricas de energia’ e ‘torsão’, ambos ministrados por profissionais das áreas. O programa de quarta-feira abordou as leis de trânsito e alcoolismo e queimaduras, com os palestrantes tenente Teruel, da Polícia Rodoviária [assessorado pelo cabo Alessandro Pardim], e o médico Fernando Prado Garcia, acompanhado da esposa e também médica Karen.

Cláudia Toniello, diretora de Recursos Humanos da usina, falou aos presentes nesta data, demonstrando preocupação da diretoria com a segurança de todos os colaboradores. Vídeo neste sentido vem sendo exibido desde o início do programa. Ontem 13, houve palestra de engenheiro mecânico e depoimento de funcionário acidentado.

A exemplo de anos anteriores, a SIPATR é direcionada aos colaboradores das áreas industrial e agrícola, oficina, brigadistas e liderança da unidade. A realização é do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, liderada pela engenheira Cléia Vieira.