Usina Viralcool promove curso de manejo avançado em criação de abelhas na ETEC

moises eustaquio -17/02/2020 14:37

Já está comprovado por cientistas que a vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Com essa certeza, a Usina Viralcool em Castilho firmou uma parceria inédita com o curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina, o Governo de Andradina, a Escola Técnica Agrícola “Sebastiana Augusta de Moraes” e a empresa Syngenta Brasil.

 O objetivo é incentivar a comunicação entre o agricultor e o apicultor, favorecendo o aumento da atividade apicultora e a convivência harmoniosa entre as partes, provando que a sustentabilidade é o melhor caminho.

O primeiro passo para isso foi o curso de manejo avançado em criação de abelhas para capacitação de agricultores e estudantes, realizado neste final de semana, nas dependências da ETEC.

“A usina está preocupada em agrupar esses produtores e apicultores e promover um mapeamento para saber onde estão alocados esses apiários”, explica Wagner Silva – supervisor de qualidade agrícola na Viralcool

“A finalidade é encontrar formas para convivência das lavouras e os insetos polinizadores, como as abelhas. E a usina vai acompanhar os produtores para se adequarem à legislação agrícola com a comunidade rural”, explana o professor Lauro Komura, da ETEC.

Segundo ele, a Viralcool tem manejo sobre a agricultura de cana de açúcar por conta de pulverizações terrestre e aérea e com essas informações haverá possibilidade de preservar as colmeias e vê-las produzindo.

O curso ministrado pelo professor Armindo Vieira do Nascimento Júnior, da Cia da Abelha, ocorreu sábado e domingo e teve 46 inscritos. A FEA foi representada pela professora Cassia Regina de Avelar Gomes e o secretário de Desenvolvimento Agrário William Santos o Governo de Andradina.