Santa Casa tem dois pacientes com sintomas suspeitos do Covid-19, mas quadro é estável

Por moises eustaquio - 24/03/2020 11:28

Uma paciente de Castilho, de 74 anos, internada na UTI da Santa Casa de Andradina nesta segunda-feira, pode ser a mais recente vítima do COVID-19. Ela deu entrada com problemas respiratórios graves, porém, a idosa não está entubada e segue em quadro estável, segundo a assessoria da entidade.

Outro paciente, um homem de 39 anos com os sintomas da doença, está em quarto isolado e seu quadro também é estável. Portanto, Andradina não registrou nenhuma morte por coronavírus até agora, mas as autoridades clamam para que a população fique em casa e adote as dicas de segurança.

Ainda de acordo com a assessoria, a Santa Casa em Andradina dispõe de apenas 20 leitos em ala de isolamento e 10 leitos de UTI e conta com apenas 6 aparelhos respiratórios até o momento. Outros 5 estão a caminho e a diretoria tentar a locação de outros.

VACINAÇÃO DE IDOSOS

O médico Carlos Tencarte alerta ainda para a campanha de vacinação dos idosos nos lares, a partir desta terça-feira. A estratégia de vacinação é estar uma equipe abordando os lares (agente comunitário, técnico de enfermagem).

Para isso, a Saúde solicita que deixem as cadernetas dos idosos separadas para adiantar o processo de visitação casa à casa.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio: