Número de mortos em ataque de soldado na Tailândia sobe para 30

agencia brasil e r7 -10/02/2020 00:04

Subiu para 30 o número de mortos em um ataque a tiros realizado por um soldado tailandês em um shopping na cidade de Nakhon Ratchasima, no nordeste da Tailândia, neste último sábado (8). As informações foram confirmadas pelo porta-voz do Ministério da Defesa, Kongcheep Tantrawanit.

Kongcheep não informou o número de feridos. As autoridades não confirmam que o atirador, que ainda está à solta, tenha feito reféns dentro do shopping, embora a mídia local tenha divulgado esta informação.

A polícia levou a mãe do atirador, identificado como Jakrapanth Thomma, ao local para que tente convencer o filho a se entregar às autoridades. 

Ataque começou em base militar

Segundo a reconstituição preliminar dos acontecimentos, Jakrapanth atirou contra seu comandante e outros companheiros em uma base militar nos arredores da cidade. Depois, roubou armas e munição e fugiu em um carro, o qual dirigiu até o centro da cidade, que está localizada a 250 quilômetros de Bangcoc.

Ao chegar ao shopping, o militar começou a atirar indiscriminadamente com um fuzil de assalto contra pedestres e automóveis. Em seguida, entrou no edifício e continuou a disparar, enquanto centenas de pessoas corriam apavoradas.

O perfil do atirador no Facebook, que já foi apagado, chegou a publicar fotos e comentários sobre o ataque.

"Não posso levantar o dedo", dizia o soldado, vestido com uniforme militar. Ele confessava estar cansado e falava em se render em várias publicações feitas na rede social.

Pessoas se esconderam dentro do shopping

Cerca de seis horas após o atirador entrar no centro comercial, as forças especiais conseguiram entrar e controlar parte do edifício para liberar dezenas de pessoas que estavam escondidas, segundo mostram as imagens da televisão.

Também ocorreu uma explosão e um incêndio em uma região próxima ao ataque. De acordo com investigações premilinares, um botijão de gás explodiu ao ser atingido pelos tiros. Autoridades locais estabeleceram um perímetro de segurança de dois quilômetros ao redor do shopping para tentar capturar o atirador.

A imprensa local também informa que, enquanto dirigia, o soldado abriu fogo contra um templo religioso e outros lugares.

O ministro da Saúde tailandês, Anutin Charnvirakul, pediu para que os hospitais da cidade — de aproximadamente 140 mil habitantes — se preparem para a chegada de feridos.

O shopping foi cercado por forças policiais e dezenas de pessoas foram evacuadas do prédio.