Concluída diagramação do Livro Rios do Oeste 2: mais abrangente envolve 60 municípios do interior

divulgação - 05/08/2022 21:39

“Com a graça e a capacitação dada por Deus, finalmente nesta sexta-feira 5, concluímos a diagramação do livro Rios do Oeste 2, após alguns meses de trabalho árduo, várias viagens pelo interior paulista, muito esforço, concentração e a busca para reunir em uma só obra literária o perfil de nossos rios e o intenso potencial hídrico que os municípios possuem”. A foto acima revela a capa e contracapa da obra.

As informações são do repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, autor do projeto, que desta vez contou com a importante participação do filho, Ygor Oliveira, na produção do layout gráfico. Em apenas uma semana de trabalho o designer elaborou as 272 paginas do livro.


Já o registro das imagens levou bem mais tempo, a exemplo da confecção dos textos, análise, aval e ajustes pelas prefeituras e empresas, que aderiram ao projeto. Na lista estão as Usinas Viralcool e Conquista do Pontal, CTG Brasil, CART, Resort Acqualinda, Brazilian Fish, Supreme do Brasil, Fundação Florestal, Instituto IPÊ, ISA CTEEP, entre outras. O incentivo do CIENSP também é de relevância para a execução da obra, sem computar os próprios municípios.

“Esse novo livro reúne cerca de 60 municípios, quase o dobro do primeiro. Agora, vamos revelar o abrangente envolvimento hídrico nas regiões de Santa Fé do Sul, Andradina, Araçatuba, Prudente e Pontal do Paranapanema, até a divisa com o Paraná, onde estão os rios Paraná, Tietê, Aguapei/Feio, São Jose dos Dourados, Paranapanema, Pirapozinho, Mandaguari e Santo Anastácio”, relata Eustáquio.


O projeto do livro Rios do Oeste 2 também foca as escolas e por isso mesmo trás conteúdo que envolve natureza, meio ambiente, geografia, história e ciência. “Minha parte estou fazendo e espero que os municípios adquiram exemplares da obra para oferecer conhecimento aos estudantes”, comentar o autor.

O fotógrafo adianta que o livro fará os leitores repensarem sobre a necessidade de usar corretamente a água, preservar nascentes, evitar poluir os rios, efetuar a soltura de alevinos, proteger a fauna, se inteiras dos perigos que os cursos d´água oferecem e refletir sobre o Dia Mundial da Água.