Câncer de pele: o perigo está no protetor solar e não no sol?

r7 -14/10/2021 10:06

O verão se aproxima e com ele os dias de sol e calor. Praia, piscina ou a simples caminhada sob o sol forte do verão lembra muitos de um cuidado essencial: o protetor solar. Um vídeo que circula em grupos de mensagens, no entanto,  condena o produto. 

Segundo a publicação, os protetores solares são os verdadeiros causadores do câncer de pele e não o sol. O vídeo está acompanhado de uma legenda com os dizeres: "O SOL NÃO PROVOCA CÂNCER, O PROTETOR SOLAR SIM. A vitamina 'D' se transforma em CALCITRIOL, que é o grande reparador do corpo humano." Até o momento dessa checagem, a postagem já tinha recebido mais de três mil visualizações. 

O MonitoR7 ouviu um especialista sobre as afirmações dessas postagens.  O doutor Daniel Cassiano, dermatologista e membro das sociedades brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica, afirma que o uso regular de filtro solar é a medida preventiva mais eficaz contra o câncer de pele. 

O médico reforça que o principal fator de risco para os carcinomas de pele é a exposição à radiação ultravioleta. Mas confirma que a vitamina D é importante para a saúde humana. E que ela é produzida no organismo através da exposição aos raios ultravioleta B, presentes na luz solar. 

No entanto, para a produção de vitamina D é necessário da radiação UVB (Raios Ultravioleta B). "Não recomendamos a exposição solar para producão da Vitamina D. Em caso de deficiência é melhor repor por via oral." disse Cassiano.

Ao ser questionado sobre a possibilidade do filtro solar causar câncer, o dermatologista foi enfático: "Alguns filtros solares têm em sua composição a benzofenona, que pode ser cancerígena. Porém, a concentração nos filtros solares é muito baixa. Para causar tal efeito seria necessário muito tempo de exposição, mais de 200 anos, em média." 

Em janeiro desse ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu uma nota reiterando a "total segurança e eficácia dos filtros solares, sobretudo para prevenir o câncer de pele e auxiliar no tratamento terapêutico de inúmeras doenças agravadas pela exposição inadequada ao sol." Ainda em nota, a SBD reforça que todos os filtro solares em uso no Brasil, foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Ainda no vídeo que está sendo espalhado com as informações falsas, o homem que fala na gravação diz que a camada de ozônio nunca existiu e que o aquecimento global é uma farsa.

Em relação à existência da camada de ozônio e sua importância para a proteção da vida na Terra dos efeitos nocivos da radiação solar, trata-se de uma constatação científica do início dos anos 70 do século passado. Uma pesquisa que premiou os seus três autores com o Nobel de Química, em 1995. O combate à redução da camada de ozônio foi ainda motivo para a criação de um bem sucedido acordo internacional, o Protoclo de Montreal.

Sobre as mudanças climáticas, o assunto vem sendo estudado há décadas por cientistas de todo mundo, reunidos no IPCC, o painel da ONU sobre o assunto, que também ganhou um Nobel. No caso, o prêmio da Paz, de 2007. Noventa e nove por cento dos cientistas no mundo, segundo pesquisa, concordam que o aquecimento global existe e que ele está sendo provocado pela ação do homem, através do aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Portanto, se trata de uma notícia falsa. O protetor solar é seguro e não causa câncer de pele quando devidamente utilizado. Pelo contrário, os filtros solares foram, comprovadamente, agentes de prevenção contra o câncer de pele. 

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777