Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (5)

r7 -01/06/2020 08:58

A campanha nacional de vacinação contra a gripe chega ao fim nesta sexta-feira (5). Desde o dia 23 de maço, pelo menos 43 milhões de pessoas foram imunizadas contra o vírus influenza, segundo informações do Ministério da Saúde. 

A vacina não protege contra a covid-19, mas sim contra influenza A, B e H1N1, que causam síndromes respiratórias agudas e síndromes gripais leves. 

Nesta última etapa da campanha de vacinação, os grupos priorizados são os adultos entre 55 e 59 anos, gestantes, crianças de seis meses a 6 anos de idade, mulheres no pós-parto de até 45 dias e pessoas com deficiência. Os professores da rede pública e privada também podem tomar a vacina mediante apresentação do crachá.

Os grupos que foram priorizados na primeira e segunda etapa, mas ainda não se vacinaram — idosos, trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança, profissionais do transporte, jovens de até 21 anos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional — podem procurar um dos 41 mil postos de saúde espalhados pelo país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% da população.  

Procurado pelo R7, o Ministério da Saúde afirmou que não haverá prorrogação da campanha.