Bombeiros se manifestam sobre incêndio que devasta a Ilha Comprida em MS

divulgação/bombeiros/sp -13/08/2019 19:06

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo emitiu nota hoje (13/8) sobre o terrível incêndio que vem destruindo a Ilha Comprida, no Rio Paraná, entre Castilho-SP e Três Lagoas-MS. Leia abaixo a íntegra do comando da corporação:

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo tomou conhecimento do incêndio em Ilha Cumprida (Castilho), por volta das 12h45, quando a informação foi veiculada pelo jornal local. Não registramos até o presente momento, ligações nos telefones de emergência 193 ou 190 ou, qualquer outra forma de informação que possibilitasse nosso acionamento.

As 13h15, um Helicóptero Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, baseado na Cidade de Araçatuba, foi acionado para a avaliação e combate ao incêndio. Além de equipes deslocadas por terra, com botes e demais estruturas. Considerando que não existe acesso por terra à ilha.

Em paralelo foram realizados trâmites para o acionamento do avião de combate à incêndio em cobertura vegetal, cujo o processo licitatório é de responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado Civil. Durante toda a tarde foi providenciada a logística para sua operação, onde teria como aeródromo de lançamento da aeronave o Aeroporto Regional Plínio Alarcon (TJL), situado na cidade de Três Lagoas/MS. O 5º Grupamento de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, disponibilizou uma viatura para o abastecimento da aeronave com água e líquido gerador de espuma. Além de enviar ao aeroporto equipes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para orientar os pilotos sobre os pontos prioritários de combate.

Entretanto, considerando o pôr do sol (visto que o avião não opera a noite), seu acionamento ficou para as 06h30 de amanhã (14AGO19). Não conseguimos precisar a área atingida, entretanto estimamos que 90% da ilha tenha sido atingida pelo incêndio, o que poderia ter sido evitado, caso algum Corpo de Bombeiros, de São Paulo ou de Mato Grosso do Sul, fosse avisado anteriormente. O Vento forte na região, o tempo seco e o tamanho da vegetação natural contribuíram para que o fogo se alastrasse de forma rápida por toda a ilha, que não possui habitação humana.

A Ilha Cumprida, atualmente pertence à União. E com o objetivo de mitigar os riscos, será contatado o órgão responsável para definir estratégias para que incidentes como esse não voltem a acontecer ou caso aconteça, que não atinja toda a ilha, implantando medidas preventivas, como por exemplo a realização de aceiros.

Informações das equipes no local, atualizadas às 18h de hoje, dizem que não há mais focos de incêndio na ilha, entretanto permanecemos em regime de prontidão caso exista a necessidade de novo atendimento.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo reafirma seu compromisso com a Defesa da Vida, do Meio Ambiente e do Patrimônio