Palestra do “Setembro Amarelo” promove reflexão sobre saúde mental na Usina Viralcool

Redação -02/10/2025 09:39


Nesta última terça-feira 30, a Usina Viralcool em Castilho sediou uma palestra especial em alusão ao ´Setembro Amarelo´, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O encontro contou com a participação do psicólogo e palestrante André Piratelli, que abordou de forma sensível e profunda o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Trabalhador – Valorização da Vida”. A fala trouxe reflexões importantes sobre a necessidade de cuidar da mente, cultivar o equilíbrio emocional e reforçar a valorização da vida, sobretudo no ambiente de trabalho.


A iniciativa foi organizada pelo setor de Medicina do Trabalho [Edneia Peres Batista] e Serviço Social [Sineire Buzachero], que, com empenho e dedicação, proporcionaram um momento de grande aprendizado para todos os presentes.

Ao final, ficou evidente a relevância de espaços como este, que ampliam a consciência coletiva sobre a saúde mental, um tema cada vez mais necessário e atual. A ação reforça o compromisso da Viralcool com o bem-estar de seus colaboradores e da comunidade.


Setembro Amarelo - Origem e Propósito

Criado em 2014 no Brasil, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

É uma campanha internacional de prevenção ao suicídio, realizada ao longo de todo o mês de setembro.

O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, definido pela OMS.


Situação no Brasil

Segundo a OMS (2023), o Brasil é o país com maior número absoluto de suicídios na América Latina. São registrados, em média, 14 mil suicídios por ano no Brasil – cerca de 38 casos por dia.

A faixa etária mais atingida está entre 15 e 29 anos, mas há crescimento também entre idosos. Estudos mostram que 90% dos casos poderiam ser prevenidos, caso houvesse acolhimento, diagnóstico e tratamento adequados.