r7 -25/12/2023 09:45
Durante o período entre o Natal e o Ano-Novo, as viagens se
tornam mais frequentes, assim como as buscas por dicas para economizar gasolina,
etanol ou diesel. No entanto, há muitos mitos em torno das práticas para
economizar combustível, quando a verdade é simples: a chave para economizar
está em "dirigir com prudência, antecipar frenagens e acelerar
gradualmente, mantendo as marchas mais altas" para controlar o consumo.
Elaboramos um guia que desmente os 5 mitos mais comuns sobre
economia de combustível, válido para gasolina, etanol e diesel.
Gasolina aditivada rende mais
Esse é um grande mito. A gasolina aditivada contém apenas compostos detergentes
que auxiliam na manutenção da limpeza do sistema de injeção eletrônica do
veículo. Entretanto, é compreensível que esse mito exista, uma vez que um motor
sujo pode resultar em um consumo maior de combustível. A limpeza contínua do
motor por meio do uso de gasolina aditivada pode restaurar seu desempenho
original, criando a impressão de maior economia de combustível e autonomia.
É importante ressaltar que mesmo a gasolina premium não
proporciona economia de combustível. Esse tipo de gasolina é destinado a
motores de alto desempenho e geralmente possui uma composição com 25% de etanol
(enquanto a gasolina comum e a aditivada contêm 27% de etanol).
2. Calibrar pneu ajuda a economizar
É verdade que manter a calibragem correta nos pneus ajuda a evitar rodar com
uma pressão muito baixa, o que, por sua vez, aumenta o atrito entre o pneu e o
solo. Isso resulta em uma redução do ponto de contato da banda de rodagem com o
asfalto, permitindo uma economia de combustível. No entanto, é essencial não
exagerar na pressão, pois um pneu excessivamente cheio pode comprometer a
estabilidade do veículo, pondo em risco a segurança.
O ideal é verificar o manual do carro para saber a pressão
recomendada e calibrar os pneus apenas com essa pressão correta. Embora seja
verdade que manter os pneus mais cheios reduz o atrito com o solo, isso pode
comprometer tanto a segurança quanto a vida útil dos pneus.
3. Deixar em ponto morto economiza combustível
Mito. Além de ser uma prática perigosa, o ato de colocar o carro em ponto morto
durante a descida não resulta em redução de consumo de combustível. Isso ocorre
porque, quando o veículo está engrenado, o sistema interpreta que está descendo
uma ladeira e, portanto, não necessita de grande esforço, desativando a injeção
de combustível no motor. Por outro lado, quando se põe o carro em ponto morto
durante a descida ou em trechos de leve declive, essa injeção não é cortada.
Ao manter o carro engrenado, o mais indicado é utilizar o
freio motor, preferencialmente em marchas mais altas, para controlar a inércia
do veículo.
4. Óleo “grosso” economiza combustível e protege o motor
Esse é um grande mito, que, além de antigo, é prejudicial ao veículo. O
tipo de lubrificante utilizado deve ser o recomendado pelo fabricante, e
atualmente, a maioria dos veículos prefere o uso de óleo sintético ou
semi-sintético.
O mito que circunda a utilização de óleo mais viscoso está
relacionado à ideia de que ele oferece melhor proteção e reduz o atrito no
motor, o que, na realidade, é um equívoco. Na verdade, um óleo menos viscoso
permite que o motor opere com menos restrições, proporcionando melhora no
consumo de combustível.
5. Manter o tanque com mais de 1/4 do combustível ajuda a
economizar
Este é um mito, mas circular sempre na reserva pode prejudicar o tanque de
combustível, já que isso aumenta a carga de trabalho da bomba de gasolina ou
etanol. Não é aconselhável encher completamente o tanque do veículo até a
capacidade máxima, pois isso pode danificar o cânister, um filtro projetado
para receber apenas os vapores do combustível.
Ao abastecer, é recomendável orientar o frentista a parar
quando a bomba emitir o clique, mostrando que o tanque está cheio.
Independentemente da quantidade de combustível, o consumo é determinado por uma
direção cuidadosa, a escolha de um produto de qualidade e a manutenção adequada
do veículo.