Reuters -19/07/2024 07:11
As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em
terra na sexta-feira (19), alegando problemas de comunicação, enquanto outras
operadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o
mundo também relataram que falhas no sistema estavam interrompendo suas
operações.
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e
Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft disse
que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que afetou várias operadoras
de baixo custo.
Não ficou imediatamente claro se o pedido para impedir a
decolagem dos voos estava relacionado a uma interrupção anterior da nuvem da
Microsoft.
Na Austrália, a mídia, os bancos e as empresas de
telecomunicações sofreram interrupções, que, segundo o governo, parecem estar
ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.
O site crowdsourced Downdetector mostrou interrupções em
vários bancos e empresas de telecomunicações.
A Crowdstrike publicou uma mensagem telefônica gravada nesta
sexta-feira (19), quando a Reuters contatou seu suporte técnico dizendo estar
ciente de relatos de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft
relacionadas ao seu sensor Falcon, sem mencionar a Austrália.
Não havia informações que sugerissem que a interrupção fosse
um incidente de segurança cibernética, disse o escritório da Coordenadora
Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um post
no X.
As interrupções repercutiram por toda parte, com a Espanha
relatando um “incidente informático” em todos os seus aeroportos, enquanto a
Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertou os
passageiros sobre possíveis interrupções que, segundo ela, afetariam “todas as
companhias aéreas que operam na rede” sem especificar a natureza das
interrupções.
O provedor de serviços de nuvem AWS disse em um comunicado
que estava “investigando relatórios de problemas de conectividade para
instâncias Windows EC2 e espaços de trabalho na AWS”.
Não ficou imediatamente claro se todas as interrupções
relatadas estavam relacionadas a problemas do Crowdstrike ou se havia outros
problemas em jogo.
Especialista em cibersegurança diz que “impacto global é
enorme”
A professora Jill Slay, presidente SmartSat para segurança
cibernética da Universidade do Sul da Austrália, disse que o “impacto global”
da grande interrupção global é “enorme”, mas que era “muito cedo para tirar
conclusões” sobre o que a causou.
“Há atualmente uma grande interrupção técnica global que
afeta várias empresas e serviços”, disse Slay.
“Alguns atribuem isso aos serviços de segurança oferecidos pela CrowdStrike.
Outros atribuem isso à Microsoft ou à Amazon. As autoridades e a indústria
estarão monitorando, mas nesta fase é muito cedo para tirar conclusões.”
Slay disse que a interrupção “pode facilmente ser resultado
de configuração incorreta por uma dessas empresas ou de ‘interferência’ entre
produtos.
“É possível que haja uma violação de segurança, mas para mim
isso é instintivamente improvável”.