cnn -27/04/2024 22:48
A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing
terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) para combater o disparo massivo de chamadas
telefônicas abusivas. O objetivo é reduzir o incômodo e os transtornos gerados
aos consumidores de serviços de telefonia do país.
Um dos principais ajustes é em relação ao tempo de duração
da ligação feita pelas empresas aos consumidores para que ela seja considerada
uma chamada curta. Antes, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3
segundos. Com as novas regras, são consideradas curtas as chamadas de até 6
segundos, com desligamento na origem ou no destino.
O conceito de chamadas curtas foi também ampliado para incluir,
além das chamadas não completadas, normalmente desligadas pelo usuário antes
mesmo de atender, as chamadas direcionadas à caixa postal.
Segundo as regras da Anatel, o limite de chamadas curtas que
as empresas podem efetuar é de 85% do total de ligações realizadas, para a
empresa que fizer mais de 100 mil ligações em um dia. As empresas que
ultrapassarem os limites serão bloqueadas por 15 dias.
Segundo a Anatel, para contornar as regras estabelecidas
anteriormente, as empresas de telesserviços deslocaram o tempo das chamadas
curtas para algo entre 4 e 6 segundos. “O acompanhamento também observou um
grande volume de chamadas infrutíferas, inoportunas ou sem diálogo que passaram
a se estender para a caixa postal dos cidadãos”, diz a agência.
Outra inovação divulgada pela agência nesta sexta-feira (26)
é a possibilidade de determinação de bloqueio diretamente pela própria Anatel,
caso identifique reincidência e prévia notificação. A Anatel também determinou
o uso do código 0303 para ligações de cobranças, além de ligações de
telemarketing.
As prestadoras de serviço que descumprirem as medidas estão
sujeitas a multa de até R$ 50 milhões.
Medidas
Em 2019, a Anatel lançou a plataforma Não Me Perturbe, para
evitar o telemarketing abusivo. Outra iniciativa foi a obrigatoriedade do uso
do prefixo 0303 pelas empresas de telemarketing, para permitir que o consumidor
possa identificar o chamado.
Desde junho de 2022, foram bloqueados 909 usuários e
assinados 143 termos de compromisso formal de boas práticas por empresas de
telesserviços. Foram instaurados 24 processos administrativos, com valor total
de R$ 28,2 milhões em multas aplicadas. A estimativa é que nesse período tenham
sido evitadas cerca de 110 bilhões de ligações, o equivalente a 541 chamadas por
habitante.
Por meio do portal Qual Empresa Me Ligou, o usuário pode
identificar o CNPJ e a Razão Social de números de telefone cujo titular seja
pessoa jurídica.