Em Andradina, pioneira Kioko Ando completa 101 anos nesta sexta-feira

Redação- fotos moises eustaquio -15/10/2021 10:40

Descendente de japoneses ela nasceu em Serrana, veio para a região na década de 40, se casou, adotou dois filhos, atualmente mora com um sobrinho na rua Iguaçu - bairro Stella Maris e nesta sexta-feira 15 completa 101 anos de idade.

Kioko Arita Ando, ​​mais conhecida por Maria Ando, ​​teve sete irmãs e hoje resta apenas uma, Helena Arita Kishimoto, com 90 anos, morando em Araçatuba.

Há dois anos a irmã mais nova e viúva, com quem ela residia por quase duas décadas, morreu num acidente doméstico e desde então a pioneira passou a morar com o sobrinho Celso, filho da falecida. Já sua irmã mais velha, Konami Yamamoto, morreu dois dias de completar 101 anos.


Pioneira ao lado da irmã Helena que reside em Araçatuba

Maria Ando se casou em 1942 com Yoshimi Ando, ​​permanecerá juntos por meio do século, até a morte do companheiro, mas não tiveram filhos. Porém, têm dois adotivos, um mora em São José dos Campos e outro em São Paulo. São quatro netos e bisnetos.

Maria Ando foi lavradora e atuou em roça de algodão no patrimônio de Paranápolis, quando a família chegou à região. Em 1950 se mudou para Andradina e passou a exercer a profissão de costureira


Para a pioneira e costureira, a "Palavra de Deus" e tudo que o ser humano precisa

Convertida ao evangelho em 1951, é membro da Primeira Igreja Batista em Andradina. “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”, cita ela como referência bíblica [2 Timóteo 4: 7]. Para ela, a “Palavra de Deus” é tudo que o ser humano precisa.

Sorridente e feliz, uma pioneira transmite simpatia no diálogo e lucidez na fala, compensando uma vista fraca. “Minha vida foi uma beleza, principalmente porque nunca tive doenças graves e encontrei Jesus”, afirma.

Por fim, Maria Ando elogia a postura do sobrinho Celso, com quem mora. “Ele me deu o melhor quarto da casa para eu ficar e faz a comida do jeito que eu gosto”, finaliza. Nesta sexta-feira, a aniversariante deve receber um grupo de mulheres da 1ª Igreja Batista para comemorar a data.