Homenagem a João da Viola, integrante da Orquestra de Viola Caipira de Andradina

Redação c/ Carlos Casati -05/03/2024 23:10

Essa semana, o violeiro, cantor e servidor municipal João Antônio Patrício [João da Viola] deixou a Orquestra de Viola Caipira Nego Viana emudecida ao se despedir pra sempre dos colegas, familiares e amigos.

Andradinense nato, nasceu em 27/05/1955, no bairro Timboré, zona rural do Município. Era casado há 24 anos com Francisca Oliveira Patrício e pai de Jean Ricardo Patrício. Filho de Joaquim Patrício e Maria Rosa de Jesus e neto de Antônio Domingues e Josefina Rosa Domingues, João Patrício e Generosa Patrício.

Servidor Público por décadas, na função de vigia, cargo em que se aposentou após ter trabalhado por longo tempo no Fórum da Comarca local, colaborando em muito e zelando pela segurança das instalações daquele prédio.


Sempre morou em Andradina, mais precisamente nos bairros Timboré e São Francisco, Fazenda Primavera, bairro Pereira Jordão e Piscina, jardim Brasil, Cohab Gasparelli, vilas Passarelli e Mineira e por último no centro da cidade, mais precisamente na Rua Evandro B. Calvoso, entre as ruas Alexandre Salomão e Ceará.

Pessoa simples, correta, educada, respeitosa, discreta, religiosa, carismática, festeira, do bem, de fino trato, músico instrumentista e cantor sertanejo raiz, atributos estes que lhe renderam ao longo da vida centenas de amigos, colegas, companheiros, admiradores e alunos.


Exímio violeiro e cantor, inicialmente por breve período no violão e em seguida pra toda a sua vida, na viola caipira, magistralmente tocando, cantando, encantando, embalando, alegrando e ensinando várias gerações de pessoas amigas e aficionadas, inclusive como professor do curso de viola caipira que ministrava em sua própria casa.

No seguimento artístico musical sertanejo raiz, formou duplas memoráveis e inesquecíveis com diversos companheiros, dentre os quais Jacir, Adib, Timóteo, Pavão, Turbinado e Jorge, além de vários outros parceiros violeiros e cantadores, com os quais fez centenas de apresentações e shows em programas de auditório, no rádio e na televisão, além de apresentações variadas em bairros, vilas, clubes, entidades, empresas, chácaras, sítios e fazendas, bem como em festas particulares, coletivas e sociais, desfiles, confraternizações, concursos e festividades cívica religiosa, filantrópica, local e regional;


DESDE 2004 NO GRUPO

João da Viola integrou a Orquestra de Viola Caipira Nego Viana assiduamente desde 2004, com grande carisma, maestria, firmeza, brilho, beleza, respeito, competência e liderança musical, como violeiro solista e cantador.


Fez apresentações maravilhosamente em mais de 250 localidades, realizando centenas de apresentações, sempre representando bem e dignamente a cidade de Andradina – a Terra do Rei do Gado.

No entanto, precisou se afastar do grupo momentaneamente algumas vezes e com mais intensidade nos últimos tempos, por problemas e complicações inerentes à sua já debilitada saúde.

“Por tudo isso e muito mais é que o amigo e companheiro de jornada o lendário João da Viola foi sem dúvida nenhuma uma grande e querida pessoa que passou nas nossas vidas”, destaca o delegado Carlos Antônio Mendonça Casati – fundador do grupo caipira. “Com certeza agora a bondosa e querida alma dele está com Deus”, finaliza.