Falece o pastor João Gilberto Romano, da 1ª Igreja Batista em Andradina

Redação -17/06/2025 07:22


Faleceu em Barretos, onde esteve internado para tratamento da próstata, o pastor João Gilberto Romano, líder espiritual, educador, escritor e referência moral da comunidade andradinense. Ele completaria 81 anos no próximo dia 24. O velório acontece na Primeira Igreja Batista, a partir das 16h, com culto de corpo presente às 19h30. Nesta quarta-feira, às 9h30, culto de despedida, seguido do sepultamento às 11h.

Pastor Romano partiu deixando um legado de fé, amor ao próximo e dedicação incansável à obra de Deus e ao bem comum. Por mais de cinco décadas, serviu como pastor titular da Primeira Igreja Batista em Andradina, sendo exemplo de integridade, humildade e compromisso com os valores cristãos.


Reconhecido como pilar na fundação e desenvolvimento da igreja local e de instituições semeadas a partir dela, inspirou e orientou inúmeras gerações por meio do ensino bíblico, rádio, palestras, artigos e ministério pastoral atuante.

Nasceu em 24 de junho de 1944, no bairro Tremembé, subdistrito de São Paulo, era filho de Livello Romano e Angelina Santos Romano. Estudou no Grupo Escolar “Dr. Raul Briquet”, em Itapevi e ingressou em 2 de março de 1964 no Instituto Bíblico Bereano (Mogi das Cruzes), se formando em 13 de dezembro de 1969. Nesse mesmo ano, tornou-se membro da Igreja Batista de Osasco.


Foi examinado pela Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo e ordenado em agosto de 1970. Atuou como evangelista da Liga do Testamento de Bolso (junho de 1972), realizando pregações e projeções de filmes bíblicos ao ar livre por cinco estados.


Casou-se com Raquel Gonçalves em 16 de julho de 1972 (falecida em 16 de março de 2016); assumiu a igreja em Lavínia e em 31 de março de 1973 foi empossado como pastor na Primeira Igreja Batista de Andradina. Em celebração realizada em 1º de abril de 2023, comemorou 50 anos de ministério na denominação.


Romano teve uma trajetória marcada por superações e fé. Desde cedo trabalhou para ajudar no sustento da família e encontrou em Cristo o sentido da vida, ao lado de seu pai, após um encontro transformador com o evangelho. Em 1956, ambos foram batizados, e a caminhada cristã se tornou o alicerce de sua vida.


Além de pastor, atuava no 28º Batalhão da Polícia Militar e no 30º Grupamento de Bombeiros atuou como capelão, sendo colaborador de longa data da imprensa local. Membro fundador da Academia Andradinense de Letras e reconhecido como Cidadão Andradinense pela Câmara Municipal, era escritor de artigos publicados em duas revistas evangélicas e apresentava o programa de rádio “Fim de Noite com Deus”, nas terças e quintas, às 22h, na Rádio Metrópole.


Homem de visão e esperança, repetia com frequência: “A Deus, toda honra e toda glória. Amém.” A comunidade batista, os amigos, familiares e todos que com ele conviveram lamentam sua partida, mas celebram a vida de um verdadeiro servo de Deus.