Deolane Bezerra deixa prisão em Pernambuco após ordem judicial

metropoles -24/09/2024 13:48

Deolane Bezerra, presa, inicialmente, em 4 de setembro, foi solta e deixou o presídio em Buíque, no Agreste de Pernambuco, no início da tarde desta terça-feira (24/9). A influenciadora, empresária e advogada foi liberada após decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que beneficiou, ao todo, 17 investigados pela Operação Integration.

O habeas corpus foi concedido pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, que é relator do caso. Ele acatou um pedido feito pela defesa de Darwin Filho, também suspeito de participação no esquema de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais.

Deolane, estava presa na Colônia Penal Feminina de Buíque, localizada a cerca de 280 km de Recife, capital pernambucana, desde o último dia 10, quando teve prisão domiciliar revogada, apenas um dia após ser libertada da prisão, por descumprir ordens judiciais.

Como condição para a liberdade provisória, a influenciadora e 17 investigados liberados devem cumprir uma série de regras:

Não podem mudar de endereço sem prévia autorização judicial;

Não podem se ausentar da comarca onde residem sem prévia autorização judicial;

Não podem praticar outra infração penal dolosa;

Devem comparecer em até 24 horas, pessoalmente, no Juízo da 12ª Vara Criminal da Capital, para assinatura de Termo de Compromisso, para tomar ciência de todas as medidas cautelares e informar endereço atualizado.

Os investigados ainda estão proibidos de frequentar qualquer empresa relacionada à investigação ou participar de qualquer tipo de decisão sobre a atividade econômica dessas empresas.

Também estão proibidos de fazer publicidade ou citar qualquer plataforma de jogos.

mãe de Deolane, Solange Alves, que está presa na Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, zona oeste do Recife, também deve ser liberada nesta terça.

Relembre o caso

A influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi presa no Recife no dia 4 de setembro, durante a Operação Integration, que investiga uma quadrilha suspeita de movimentar cerca de R$ 3 bilhões num esquema de lavagem de dinheiro, resultado de jogos de azar. A mãe da influenciadora, Solange Bezerra, também foi presa.

Outras 10 pessoas foram presas durante a operação. Entre elas, empresário Darwin Henrique da Silva Filho, dono da casa de apostas Esportes da Sorte, e a esposa dele, Maria Eduarda Filizola.

Ao todo foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em dezenas de imóveis, embarcações, aeronaves, veículos e objetos de luxo.

No dia 9 do mesmo mês, o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) concedeu habeas corpus a Deolane, que deveria ficar em prisão domiciliar, usar tornozeleira eletrônica e cumprir algumas medidas cautelares, como, por exmplo, não se manifestar por meio de redes sociais, imprensa e outros meios de comunicação.

Entretanto, ao deixar Colônia Penal Feminina do Recife, Deolane falou com a imprensa e com fãs que se aglomeravam no local, a espera da influenciadora. Em seguida, ela postou uma foto no Instagram em que aparecia com a boca coberta por uma fita, marcada por “X”. Dessa forma, no dia 10 de setembro, Deolane teve a prisão domiciliar revogada e foi transferida para a Colônia Penal Feminina de Buíque, por descumprir as medidas cautelares determinadas pela Justiça.

Nessa terça-feira (23/9), mesmo dia em que a Justiça de Pernambuco decretou a prisão do cantor Gusttavo Lima, no âmbito da Operação Integration, o TJPE concedeu habeas corpus a Deolane e outros 17 suspeitos presos.