Natação andradinense fecha 2025 competindo entre os gigantes dos Jogos Abertos

divulgação -23/12/2025 10:58


A cidade de Ribeirão Preto foi o centro do esporte paulista ao sediar a 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior, considerados o maior evento esportivo multiesportivo da América Latina. A competição teve início no dia 10 e foi encerrada no domingo 21, reunindo 29 modalidades, mais de 5 mil atletas e representantes de 144 municípios do Estado de São Paulo. Ao longo de 11 dias intensos, cerca de 7.864 pessoas estiveram diretamente envolvidas entre atletas, comissões técnicas, dirigentes e equipes de apoio.

Encerrando oficialmente o calendário da temporada 2025, a natação de Andradina marcou presença com cinco atletas que conquistaram índice de participação nos Jogos Regionais, realizados em julho, em Votuporanga. A equipe competiu em três provas de alto nível técnico: 800 m livre feminino, 1.500 m livre masculino e o revezamento 4x100 m livre.


Representaram o município os atletas Maria Eduarda Rudalov Oliveira, 15 anos, nos 800 m livre; Luiz Felipe Tozi da Silva, de 17 anos, nos 1.500 m livre e no revezamento 4x100; Pietro Henrico Pelissaro Druziani de Menezes, 16 anos, Lucas de Almeida Pereira, de 21 anos, e Cauan Fábio da Silva Araújo, de 15 anos, todos integrantes do revezamento.

Segundo o técnico - o professor Careca - a expectativa já era de uma competição extremamente difícil, diante do altíssimo nível dos participantes, incluindo atletas olímpicos que treinam no exterior, mas competem por clubes brasileiros. “Sabíamos da dificuldade de chegar ao pódio, mas nossos atletas representaram Andradina com garra, dignidade e muito orgulho. Todos estão de parabéns”, destacou.


Além da vivência competitiva, os nadadores tiveram a oportunidade de acompanhar de perto grandes nomes da natação nacional, como Guilherme Caribé, considerado atualmente o principal nadador do Brasil e uma das maiores esperanças de medalha do país nas próximas Olimpíadas. A experiência, segundo a comissão técnica, fortalece o aprendizado, amplia horizontes e aumenta a motivação para a próxima temporada.

Com a participação nos Jogos Abertos, a natação andradinense encerra oficialmente um calendário esportivo intenso e marcante em 2025. A equipe agradeceu o apoio da senhora Lúcia Tozi da Silva, que auxiliou no transporte dos atletas com veículo particular; da Secretaria Municipal de Esportes, em nome do secretário Rogério Casonato e sua equipe; do professor André, responsável pelo acompanhamento técnico durante os dias de competição; do Andradina Tênis Clube; e de todos os colaboradores que contribuíram para a participação do município em mais um grande evento do esporte paulista.