Viralcool em Castilho promove mais um treinamento de Brigada de Incêndio

redação/fotos brigada -24/05/2019 15:43

A Usina Viralcool em Castilho encerrou nesta sexta-feira mais um Treinamento de Brigada de Incêndio, como é praxe naquela unidade industrial que emprega milhares de trabalhadores de várias cidades da região.

Iniciado na quarta-feira 22, o treinamento foi ministrado pelo instrutor Luan Tadmor Correia de Melo - técnico em Segurança do Trabalho e instrutor de Brigada de Incêndio, juntamente com Otoniel Fagundes, coordenador-geral do setor.

O objetivo da Brigada é capacitar, atualizar e certificar profissionais nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. Instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco. Afinal, funcionário consciente evita acidentes.

Fora isso, a Viralcool mantém de forma adequada todos os acessórios e o sistema de prevenção de incêndios utilizados pela corporação interna, conforme exigências de órgãos competentes.

Prevenção e treinamento ajudam a evitar incêndios

O combustível está espalhado em quantidades significativas. No depósito de açúcar há vapores de açúcar, na destilaria há vapores de etanol (ambos altamente explosivos) e no parque de tanques há uma grande quantidade de inflamáveis armazenados que, durante um incêndio, pode queimar por vários dias. Todos esses elementos, somados com o ar (comburente), resultam em um incêndio.

Todo incêndio depende de três elementos determinantes: o calor, o combustível e o comburente. Nas usinas de açúcar e etanol encontramos diversos elementos que, se combinados, podem resultar em um incêndio, algo preocupante e que merece atenção.

Geralmente o calor provém da energia elétrica (curto circuito, ou um superdimensionamento de máquinas e aparelhos energizados), porém pode prover de reações químicas exotérmicas, de atrito (por máquinas sem lubrificação) e até por raios e tocos de cigarro.

Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Para tanto, a prevenção deve ser pensada e executada em todos os detalhes e esferas de uma usina.

“Tudo começa antes do incêndio, com plano organizado e treinamento adequado dos colaboradores para atuarem quando isso acontecer, não esquecendo que tudo pode ser evitado ou minimizado com a adoção das boas práticas de engenharia e normas e regulamentos existentes”, enfatiza engenheiro.