Vigilância Epidemiológica em Andradina esclarece informações equivocadas sobre o coronavírus

divulgação -27/03/2020 17:59

A Vigilância Epidemiológica em Andradina divulgou nesta tarde, novo Boletim Informativo relacionado ao coronavírus [Covid-19] em Andradina, desta vez como forma de esclarecimento a publicações equivocadas e infundadas que no cenário epidemiológico atual só contribuem para gerar pânico e insegurança na população. O documento é assinado por Sandra Gomes e RT/VE e a médica VE Terezinha Maia Manteiga 

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude das informações equivocadas e infundadas que no cenário epidemiológico atual só contribuem para gerar pânico e insegurança na população de Andradina, a Vigilância Epidemiológica vem através deste esclarecer a pessoas realmente interessadas em informações e atualizações referente ao SARS CoV-2, vírus responsável pela infecção COVID 19, declarada pandemia em 1 1 de março de 2020.

Forma de transmissão

A transmissão do vírus SARS CoV-2 se dá por meio de gotículas expelidas pela tosse ou espirros de pessoas portadoras ou doentes. As gotículas contendo o vírus tem capacidade de atingir pessoas que estão próximas até 1 a 2 metros de distância ou pelo contato físico entre as pessoas.    

A importância do Isolamento Social

O isolamento social promove o afastamento entre as pessoas e faz com que a pessoa portadora do vírus não transmita a outros. Quebrando a cadeia de transmissão e evitando a ocorrência de novos casos, de forma rápida evita-se a instalação de epidemia de grande vulto e colapso do sistema de saúde.

A necessidade do Isolamento Domiciliar

O isolamento domiciliar é indicado durante 14 dias (período de transmissibilidade do vírus) para todos os casos suspeitos definidos a partir de atendimento médico independente de ter sido ou não colhido exame laboratorial para confirmação.

Que exames são realizados para o diagnóstico

Neste momento o único exame liberado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para diagnóstico da COVID 19 é a identificação do vírus a partir do exame de PCR-RT em secreção de oro e nasofaringe. Até o momento não está autorizada a realização de testes rápidos para diagnóstico no estado de SP.

A atuai situação epidemiológica no município

Na data de hoje temos 38 pacientes suspeitos sob investigação e monitoramento.

Quais as ações de prevenção indicadas neste momento

Medidas de higiene pessoal através da lavagem constante das mãos com agua e sabão ou uso de álcool gel; Medidas de etiqueta respiratória; Isolamento social;Cumprimento de quarentena estabelecida por decretos estadual e municipal.

Esperamos que todos sejam parceiros neste enfrentamento ao COVID19, independente de raça, credo ou ideologia.

Nossas informações são fundamentadas por evidências científicas, pautadas por profissionalismo e responsabilidade ética e moral. Portanto desprezem informações sem fundamento com o único intuito de causar pânico e desequilíbrio da população.

Andradina, 27 de março de 2020.