Vereador Cesar ´Pardal´ vê potencial em Itapura, mas defende esforço concentrado

Redação -05/05/2021 16:31

Mais novo entre oito irmãos remanescentes de uma dezena [dois falecidos], todos naturais de Itapura, o vereador, piloteiro, guia e pescador Cesar da Silva Prado, o Pardal, 44 anos, acredita que o Município reúne potencial para alavancar o turismo, mas é preciso muito empenho, vontade política e participação popular.


Como guia de pesca, Pardal vê a necessidade de conscientização de turistas e munícipes, no que diz respeito à não poluição dos rios. “O lixo tem quem ser trazido nas embarcações e depositados em locais apropriados no entorno da praia para ser recolhido”, orienta ele.

Em relação à pescaria, o guia e vereador avalia que os visitantes precisam entender a importância da modalidade pesque e solte. “Afinal, os peixes valem mais vivos que mortos”, diz.

Vereador pelo segundo mandato, com 163 votos, Pardal almeja a construção de uma rampa para acesso de embarcações ao rio Tietê, proximidades da praia municipal, que por sua vez vem recebendo oito quiosques.

“Essa rampa é importante para dar suporte aos visitantes, já que temos um belo rio, de águas limpas, bastante peixe, ranchos e pousadas. Além disso, agora somos Município e Interesse Turístico”, observa.


Pardal é um exímio pescador e faz jus ao nome do pai falecido que exercia essa atividade. Ele há representou a cidade em diversos campeonatos e torneios de pesca, vencendo pelo menos meia dúzia deles e desses alguns em parceria com o prefeito Fábio Dourado.

O maior peixe que pegou até hoje foi um Armal de 15 quilos que pensou ser um jau. Brigou com o monstro por três horas até tirá-lo do rio Paraná. Mas admitiu a decepção.

FAMÍLIA

Filho da pioneira Valdivina na Rosa Prado, solteiro, é irmão do atual vice-prefeito Sergino Prado [aposentado da Cesp e vereador por 5 mandatos], Cícero da Silva Prado - advogado aposentado da Cesp, Celso Silva Prado – distribuidor de frutos do mar, Sérgio Silva Prado – sitiante, Carmem Silva e Shirley Prado - donas de casa – e Selma Silva Prado– professora do estado.


Cesar Pardal com o vice de SP Rodrigo Garcia e o prefeito Fabio Dourado