UNESP abre inscrições para o Vestibular 2020 com vagas dobradas para engenharias

Por ilha de noticias - 10/09/2019 13:13

As inscrições para o Vestibular 2020 da Universidade Estadual Paulista (UNESP) já estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. A taxa é de R$ 170,00.

Para o primeiro semestre do ano que vem, a UNESP de Ilha Solteira está oferecendo 310 vagas, distribuídas nos cursos de agronomia, biologia, biologia, matemática, física, zootecnia e engenharias civil, elétrica e mecânica. Outras 160 são, para os cursos de agronomia e engenharias civil, elétrica e mecânica, são para ingressos no segundo semestre de 2020.

A primeira fase do processo seletivo ocorrerá no dia 15 de novembro. Neste dia, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo curricular do ensino médio. A segunda fase acontece 15 e 16 de dezembro, com as provas de conhecimentos específicos, além de uma redação. O resultado final será publicado na primeira semana de fevereiro de 2020.

Manutenção de vagas

A UNESP de Ilha Solteira conseguiu manter as 160 vagas dos cursos de agronomia e engenharias civil, elétrica e mecânica, que seriam cortadas com o fim do vestibular de meio de ano. Agora, elas serão oferecidas no vestibular que é realizado em dezembro e os aprovados terão que indicar se ingressarão no primeiro ou segundo semestre.

Com o agravamento da crise financeira, a Universidade Estadual Paulista(UNESP) decidiu suspender o vestibular de meio de ano, após 18 edições. Segundo a reitoria, houve prejuízo de R$ 1 milhão nos últimos cinco anos com a prova e a baixa oferta de vagas não justifica a oferta do processo seletivo extra. A instituição, porém, afirma oficialmente que a "principal motivação é acadêmica" e que a "economia de recursos é só uma decorrência". A decisão teria impacto no número de alunos da unidade ilhense, que oferecia a maioria das vagas do chamado “vestibular de inverno”.

A Unesp era a única universidade paulista a ter dois vestibulares, a edição de meio de ano foi criada em 2001, para preencher vagas de novos cursos no campus de Ilha Solteira. Dois anos depois, o exame acolheu cursos de novas unidades - dos câmpus de Bauru, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba. Só a unidade de Ilha, com o vestibular de meio de ano, recebia 160 novos alunos anualmente.

No vestibular deste ano, foram disponibilizados dois sistemas de entrada, no momento de inscrição para o Vestibular, sendo 40 vagas destinadas para início em março de 2020 e 40 vagas para início no mês de agosto do mesmo ano. O candidato fará a opção no momento da inscrição para o vestibular.