Tá chegando lá! Poço do Thermas Aqualinda em Andradina deve jorrar em 20 dias

moises eustaquio -04/03/2019 14:24

Está cada vez mais perto de se tornar realidade em Andradina o Thermas Aqualinda, empreendimento idealizado pelo empresário Mário Celso Lopes numa área estratégica ao lado das rodovias Marechal Rondon e Integração.

A primeira fase de obras do investimento ocorre desde ano passado, com a perfuração do poço profundo em andamento. Nesta segunda-feira 4, a empresa responsável retoma o serviço paralisado nos últimos dias para a troca da sonda perfuratriz por uma modelo americano, bem maior e que estava a serviço em Olímpia.

A perfuração do poço parou em 740 metros e deve atingir o Aquífero Guarani aos 800 metros. Mas avançará até 950 metros para retirada de uma coluna e descida de uma sonda para checar a inclinação e temperatura da água. Após outros procedimentos técnicos a empresa fará o revestimento do poço.

Assim que ele jorrar espontaneamente, acima de 50 graus aproximadamente, será feito o teste de vazão para conferir o volume e com isso a obra será entregue em definitivo. Isso deverá ocorrer em cerca de 20 dias, segundo um encarregado da empresa contratada para a perfuração.

60 TONELADAS DE SAL

Um dado interessante e com certeza desconhecido da grande maioria, é que serão utilizadas nada menos que 60 toneladas de sal quando o poço jorrar. O método objetiva aumentar a densidade da água, para dar continuidade na perfuração, quando chegar no Aquífero Guarani.

Por causa do tempo chuvoso a terraplanagem da área também precisou ser paralisada, mas toda a demarcação já foi feita e como noticiado anteriormente, Mário Celso já tem pronto o projeto da estrutura viária que envolve o complexo de lazer.

Aguardado com muita expectativa, especialmente pelos andradinenses, o Thermas Aqualinda promete revolucionar a economia da cidade e se tornar o empreendimento mais visitado da região, e quem sabe do interior paulista, abrindo caminho para Andradina conquistar status de “Estância Turística”.

AQUÍFERO GUARANI

É a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km² na Bacia do Paraná e parte da Bacia do Chaco-Paraná.

Estende-se pelo Brasil (840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²), área equivalente aos territórios de Inglaterra, França e Espanha juntas.

Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total) abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.