Sensato, prefeito Paulo Boaventura anuncia compra caminhão-pipa para Castilho

redação e assessoria de comunicação -15/09/2021 12:04

O prefeito Paulo Boaventura deu passo importante em sua gestão, essa semana, ao anunciar processo licitatório visando aquisição de um caminhão-pipa para a Brigada de Incêndio atuar em diversas ocorrências evitando perdas, prejuízos e tragédias, especialmente nesse período de estiagem.

Com valor previsto de R$ 620 mil, já aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, o caminhão será um instrumento imprescindível para auxiliar nas ações que envolvem o 31º município em extensão territorial do Estado, com área de 1.065,318 km2.

O tempo extremamente seco e a estiagem prolongada em toda a região neste ano de 2021 são as principais preocupações da Administração, já que esses fatores favorecem a ocorrência de incêndios acidentais, criminosos e até mesmo causados por fenômenos climáticos eventuais - como raios, por exemplo.

“Nos anos que passaram, nossos cidadãos sofreram pesadas perdas por causa destes incidentes. Anualmente, as queimadas são responsáveis pelo extermínio de quilômetros de matas, pastagens e animais domésticos ou silvestres que não conseguem escapar em tempo por causa da velocidade e força no avanço das labaredas”, explica o prefeito Paulo Boaventura.


Esse único caminhão-pipa atualmente disponível na Prefeitura não reúne mais condições de atender a demanda 

SOCORRO AO CAMPO

Mas além das queimadas, outras situações causam preocupação ao prefeito e o estimularam na decisão dessa compra. “Também levamos em consideração que a Prefeitura socorre frequentemente aquelas famílias rurais, assentadas ou não, e que por um motivo ou outro tiveram seu fornecimento de água interrompido temporariamente”, comenta.

“Isso é bastante comum num município com 13 assentamentos e centenas de outras pequenas e médias propriedades rurais. Bombas de poços queimam, mangueiras se rompem, poços secam e vários problemas semelhantes acontecem no dia a dia dos pequenos produtores”, pontua o prefeito.

Segundo Paulo Boaventura, “para questões preventivas, ambientais e de socorro aos produtores de nosso município, entendemos que o veículo disponível atualmente não consegue atender a demanda de pedidos”.

“Por isso, essa compra é de enorme importância, até porque Castilho possui o terceiro maior território dentre todas as cidades localizadas na região de Andradina”, finalizou o prefeito.