Sábado é dia Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Secom/Prefeitura -16/10/2019 11:38

A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina participará da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo no próximo sábado, 19 de outubro, com todas as unidades abertas das 8 às 16 horas.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Como a campanha é realizada de forma seletiva, primeiramente o foco será imunizar as crianças não vacinadas de 06 meses de idade à menores de cinco anos de idade. Para um melhor resultado será feito uma avaliação da situação vacinal feita pela caderneta de vacinação da criança.

“Nesta campanha os pais e responsáveis tem importante papel no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de saúde com suas crianças, levando sempre a caderneta de vacinação”, explica o secretário de Saúde, Farid Haddad.

A campanha dividida em duas etapas se estende até 25 de outubro para as crianças menores de cinco anos de idade e de 18 a 30 de novembro, jovens de 20 a 29 anos.

Vale ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos.

Dados do Ministério da Saúde mostram o avanço do sarampo no país, onde já foram confirmados 5.346 casos da doença no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana, reforçando a importância da campanha.