Quase 1,5 milhão de crianças não foram vacinadas contra pólio em SP

r7 -26/10/2020 19:38

A quatro dias de terminar a campanha de vacinação contra a poliomielite em São Paulo, 1,4 milhão de crianças com menos de cinco anos ainda não foram imunizadas. O governo do estado reforça a necessidade dos pais levarem os filhos pequenos aos postos de saúde.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até a última quinta-feira, apenas 653,1 mil crianças — de um público de 2,1 milhão — haviam sido vacinadas. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia infantil.

A campanha multivacinação também está com baixa adesão, de acordo com o governo. Esse mutirão serve para atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos.

A rede pública oferece 14 tipos de vacina que previnem contra cerca de 20 doenças, incluindo tuberculose, paralisia infantil, meningite, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras. 

“É preciso ter a consciência da importância da imunização das nossas crianças. Essa é a única forma de prevenirmos diversas doenças graves, que podem ser fatais. Trata-se de uma responsabilidade individual e coletiva”, alerta o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Vale ressaltar que, em São Paulo, uma lei de março deste ano obriga a apresentação da carteira de vacinação para a matrícula em escolas públicas e particulares de estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.