Projeto do Jornal Impacto batiza praça no Santa Cecília com nome do pioneiro Rumão

Redação -28/10/2020 13:32

O pioneiro e homenageado Rumão Lino Souza faleceu no início do ano 

A praça no cruzamento das ruas Santa Amália e Vicente Char, divisa dos bairros Santa Cecília e Bela Vista, vai prestar uma homenagem ao falecido pioneiro Rumão Lino de Sousa. O nome foi uma sugestão de alguns moradores e o projeto idealizado pelo repórter fotográfico Moisés Eustáquio, do Projeto Impacto Verde Recuperando e Humanizando Espaços Urbanos.

Depois de elaborar projeto neste sentido, o repórter conseguiu a parceria com o vereador Wilson Bossolan e finalmente a iniciativa foi aprovada pela Câmara de Vereadores em definitivo, nesta última segunda-feira.


Rumão faleceu em janeiro desse ano, aos 84 anos de idade. Natural de Poço Comprido, em Pernambuco era casado com Maria Francisca de Sousa e pai de sete 7 filhos: Claudemir de Sousa, Rogério Lino de Sousa, Maria Aparecida Sousa Sabino, Maria Neusa de Sousa, Maria Creusa de Sousa, Maria Cleide de Sousa e Fátima de Sousa. Deixou 13 netos e 2 bisnetos.

O pioneiro chegou em Andradina há quase 60 anos e durante 55 morou na Rua Vicente Char [antiga Monte Castelo], 1.261. Foi retireiro em sítio, barrageiro e carpinteiro, portanto um dos pioneiros da cidade que merece ter seu nome perpetuado nessa praça.


PRAÇA SERÁ REVITALIZADA

Apesar da homenagem, a praça dispõe apenas de uns poucos bancos em seu entorno e algumas árvores, mas será contemplada com paisagismo através do Projeto Impacto Verde, que já deu os primeiros passos no local preparando a terra.

Todavia, aguarda a burocrática instalação de padrão de energia solicitado pela Prefeitura, rede de água para possibilitar o ajardinamento e também patrocínio para aquisição das espécies a serem cultivadas naquele canteiro.

Alguns moradores, inclusive, já se dispuseram fazer doações, haja vista a necessidade de transformar aquela praça em ambiente agradável e familiar. Eles também solicitam equipamentos para possibilitar exercícios físicos.


Moisés Eustáquio explica que o projeto depende de energia para instalação das luminárias e água para criação e manutenção do jardim.

“Sem esses dois itens não dá para recuperar a praça, que aliás, é um sonho dos moradores e da viúva do homenageado”, comenta. “Infelizmente, a área pública é muito burocrática, mas tenho esperança que isso seja resolvido mais breve possível”, concluiu.