Professor da UNESP aborda o uso racional da água para produtividades máximas no Irriga Show 2019

ÁREA DE HIDRÁULICA E IRRIGAÇÃO UNESP Ilha Solteira -08/09/2019 00:32

Irrigação com critérios técnicos foi tema da palestra de Professor da UNESP no maior evento da agricultura irrigada do Estado de São Paulo

Professor Doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP foi um dos palestrantes do 9o. IrrigaShow. O evento é o maior da área de irrigação do estado de São Paulo e reuniu milhares de irrigantes, profissionais, empresas e interessados em agricultura irrigada nos dias 4 e 5 de setembro em Campos de Holambra - Paranapanema (SP).

O encontro teve o objetivo de promover e disseminar informações sobre práticas sustentáveis para a agricultura irrigada e contou a presença de autoridades, incluindo o Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira.

Fernando Tangerino abriu a parte técnica do evento com a palestra “Manejo da Irrigação em Solos Arenosos” quando fez um panorama da agricultura irrigada no Brasil e no estado de São Paulo, mostrando os polos de irrigação estabelecidos, a expansão nas regiões e a potencialidade, para a geração de renda e benefícios socioeconomicos através dos efeitos multiplicadores garantidos pela segurança hídrica.

"Por pivô central o estado de São Paulo irriga apenas pouco mais de 200 mil hectares reunidos em três principais polos, dois às margens do rio Grande e outro no Sudoeste do Estado, na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, muito pouco diante do potencial de 4 milhões de hectares e é grande o número de municípios que não acordaram para os benefícios trazidos pelo sistemas de irrigação", passando a seguir para aparte técnica palestra detalhando os aspectos a serem observados para aumentar a produtividade do uso da água com base em pesquisas desenvolvidas na UNESP e experiências de diferentes regiões.

“É muito importante para os irrigantes entenderem a importância do cálculo assertivo da Capacidade de Água Disponível (CAD) e as peculiaridades de cada tipo de solo para avaliar o quanto irrigar. Conhecendo o solo, a evapotranspiração da região e a chuva na propriedade, e se feita de forma correta, a avaliação conjugada destes fatores, leva à aplicação de lâminas de irrigação adequadas que pode representar economia de energia e água, aumento de produtividade e da lucratividade”, disse o professor.

Mostrou também que solos arenosos exigem irrigações mais frequentes e é desejável que se utilizem de emissores de alto desempenho, para melhor distribuir a água no solo.

Conhecida há 30 anos como o “corredor da fome”, o Sudoeste Paulista é hoje o principal polo de irrigação do Estado de São Paulo, responsável por mais de 50% de toda a área irrigada no Estado e trouxe prosperidade para a região em forma de empregos, tecnologia e produção de alimentos. É também modelo de organização, através da Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha - a ASPIPP, que representa mais de 120 produtores irrigantes desta região e que há 9 anos promove o IrrigaShow.

O IrrigaShow teve uma programação ampla de palestras envolvendo mercado de grãos, agregação de valor na produção, legislação, novos conceitos de adubação e foi encerrado por Max Gehringer falando sobre “Gestão de mudanças”.