Prefeitos conveniados ao CIENSP participam de capacitação para o Programa “Município Verde Azul"

Por Da Redação - 14/05/2019 15:04

Começou nesta terça-feira 14 e dura até amanhã em Andradina, a Primeira Capacitação Técnica do Programa Município Verde Azul. A iniciativa é do CIENSP- Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Extremo Noroeste Paulista, e tem apoio da Prefeitura de Andradina e da AMESP- Associação dos Municípios do Extremo Noroeste Paulista.

O palestrante José Valter Figueiredo, coordenador desse programa que é desenvolvido desde 2005 pelo Governo do Estado de São Paulo, disse que está sendo reiniciado um trabalho de orientação e formação de servidores municipais e interlocutores, para que os municípios cadastrem corretamente suas ações ambientais.

Segundo ele o Programa deve envolver todas as repartições das prefeituras e não apenas aquelas ligadas ao meio ambiente.

Nos últimos anos, prefeitos se queixaram da politização do programa que passou a conceder pontuação com suspeita de interferência política, ou desclassificações por falta de conhecimento técnico para cadastrar as atividades.

O presidente do CIENSP, prefeito de Ilha Solteira Otávio Gomes, disse que muito mais importante que competir e conquistar pontuações e homenagens no Programa, “é preciso desenvolver efetivamente as ações de defesa do meio ambiente, porque essa é nossa missão como cidadãos que tem responsabilidade de cuidar desse mundo”. A prefeita Tamiko também falou sobre esse compromisso global.

Estiveram presentes na abertura da Capacitação que ocorreu no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, os prefeitos de Murutinga do Sul Gilson Pimentel; de Guaraçaí, Nelson Tanaka e a prefeita de Castilho, Fátima Nascimento.